Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1972-2013 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
18 caixas-arquivo de documentação textual, 1 caixa-arquivo de fotografias, 8 caixas-arquivo de materiais multimídia, 1 pasta em grande formato com jornais e cartazes, 1 caixa em grande formato de Fitas BetaCam, e materiais tridimensionais (10 cordões de algodão torcido, 4 colares e peças em cerâmica).
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Nascida na cidade de Americana, São Paulo, em 1950, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 1971, Regina Müller é mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutoramento no departamento de Performance Studies pela New York University (NYU) e livre-docente em Antropologia da Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua carreira acadêmica foi desenvolvida na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Antropologia da Performance e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos temas: artes indígenas, Asurini do Xingu, ritual, performance e dança. Foi Mestre Antropóloga da Funai de 1978 a 1982. Hoje, Regina Müller é docente aposentada do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Entidade custodiadora
História do arquivo
A coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu esteve no Museu de Arqueologia e Etnologia e no Museu Plínio Ayrosa, ambos da USP, nos anos 70. A partir dos anos 80 foi guardada na residência da titular onde permaneceu até 2021. Neste ano, o acervo audiovisual que sempre foi guardado em sua residência e parte da coleção da cultura material foram para o AEL enquanto a outra parte da coleção passou a ser guardada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A documentação chegou ao AEL pelo titular em 4 remessas. A primeira remessa contemplou correspondências, cadernos de campo da antropóloga, relatórios, fitas VHS e outras mídias. Com a segunda remessa foram adicionadas as peças tridimensionais produzidas pelos Asuriní e Xavantes, além dos originais das fotos relacionadas ao projeto desenvolvido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, bem como fitas de vídeo e CD Rom que trazem um resumo dos projetos desenvolvidos pela titular, parte sonora, fotos, entre outros. As terceira e quarta remessas, incorporadas em março e junho de 2022, respectivamente, trouxeram documentação textual, fotos e mídias sobre o povo Araweté, além de aumentar o acervo sobre os povos Asuriní e Xavantes. A listagem e identificação preliminar de grande parte do acervo foram feitas pelas alunas Isaura de Aguiar, doutoranda, e Sophia Ulguim, graduanda, ambas orientadas pelo professor Luís Felipe Sobral no âmbito do projeto Jovem Pesquisador FAPESP “Historiografia da Antropologia”.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Regina Aparecida Polo Müller em 25 de fevereiro de 2022.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O conjunto é constituído por documentos textuais, cadernos de campo, livros, manuscritos, produções acadêmicas, projetos e relatórios, jornais, cartazes, mapas e plantas, desenhos, materiais tridimensionais, iconográficos e audiovisuais reunidos no desenvolver dos projetos de pesquisa de Regina Müller. O acervo visual e peças da ornamentação corporal Xavante foram reunidos durante pesquisa de campo de 1972 a 1976, para elaboração de dissertação de mestrado de Regina Müller em Antropologia Social, “A pintura do corpo e os ornamentos Xavante”, defendida na Unicamp, em 1976. O acervo audiovisual e a coleção etnográfica da cultura material dos Asuriní do Xingu, Terra Indigena Koatinemo, no estado do Pará, foram coletados entre 1976 e 1982, durante pesquisa de campo para elaboração de tese de doutorado da titular, defendida na Universidade de São Paulo em 1987, durante ação indigenista (Projeto de Recuperação dos Asuriní do Koatinemo - Funai, 1978-1979) e durante pesquisa como docente do departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 1992 e 2013.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
Documentação não organizada.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo e Reserva Técnica.
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
O acervo completo da coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu se encontra no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Para a guarda no AEL foi selecionada uma amostra desse acervo completo com itens representativos das diversas categorias da cultura material Asuriní do Xingu. No Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro, há uma coleção da cerâmica Asuriní reunida nos anos 78-79 e acervo visual do fotógrafo Renato Delarole que documentou a pesquisa.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
10/03/2023 (criação)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 10 de março de 2023.