Fundo RPM - Regina Müller

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL RPM

Título

Regina Müller

Fecha(s)

  • 1972-2013 (Creación)

Nivel de descripción

Fundo

Volumen y soporte

18 caixas-arquivo de documentação textual, 1 caixa-arquivo de fotografias, 8 caixas-arquivo de materiais multimídia, 1 pasta em grande formato com jornais e cartazes, 1 caixa em grande formato de Fitas BetaCam, e materiais tridimensionais (10 cordões de algodão torcido, 4 colares e peças em cerâmica).

Área de contexto

Nombre del productor

(1950-)

Historia biográfica

Nascida na cidade de Americana, São Paulo, em 1950, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 1971, Regina Müller é mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutoramento no departamento de Performance Studies pela New York University (NYU) e livre-docente em Antropologia da Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua carreira acadêmica foi desenvolvida na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Antropologia da Performance e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos temas: artes indígenas, Asurini do Xingu, ritual, performance e dança. Foi Mestre Antropóloga da Funai de 1978 a 1982. Hoje, Regina Müller é docente aposentada do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Institución archivística

Historia archivística

A coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu esteve no Museu de Arqueologia e Etnologia e no Museu Plínio Ayrosa, ambos da USP, nos anos 70. A partir dos anos 80 foi guardada na residência da titular onde permaneceu até 2021. Neste ano, o acervo audiovisual que sempre foi guardado em sua residência e parte da coleção da cultura material foram para o AEL enquanto a outra parte da coleção passou a ser guardada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A documentação chegou ao AEL pelo titular em 4 remessas. A primeira remessa contemplou correspondências, cadernos de campo da antropóloga, relatórios, fitas VHS e outras mídias. Com a segunda remessa foram adicionadas as peças tridimensionais produzidas pelos Asuriní e Xavantes, além dos originais das fotos relacionadas ao projeto desenvolvido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, bem como fitas de vídeo e CD Rom que trazem um resumo dos projetos desenvolvidos pela titular, parte sonora, fotos, entre outros. As terceira e quarta remessas, incorporadas em março e junho de 2022, respectivamente, trouxeram documentação textual, fotos e mídias sobre o povo Araweté, além de aumentar o acervo sobre os povos Asuriní e Xavantes. A listagem e identificação preliminar de grande parte do acervo foram feitas pelas alunas Isaura de Aguiar, doutoranda, e Sophia Ulguim, graduanda, ambas orientadas pelo professor Luís Felipe Sobral no âmbito do projeto Jovem Pesquisador FAPESP “Historiografia da Antropologia”.

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Regina Aparecida Polo Müller em 25 de fevereiro de 2022.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto é constituído por documentos textuais, cadernos de campo, livros, manuscritos, produções acadêmicas, projetos e relatórios, jornais, cartazes, mapas e plantas, desenhos, materiais tridimensionais, iconográficos e audiovisuais reunidos no desenvolver dos projetos de pesquisa de Regina Müller. O acervo visual e peças da ornamentação corporal Xavante foram reunidos durante pesquisa de campo de 1972 a 1976, para elaboração de dissertação de mestrado de Regina Müller em Antropologia Social, “A pintura do corpo e os ornamentos Xavante”, defendida na Unicamp, em 1976. O acervo audiovisual e a coleção etnográfica da cultura material dos Asuriní do Xingu, Terra Indigena Koatinemo, no estado do Pará, foram coletados entre 1976 e 1982, durante pesquisa de campo para elaboração de tese de doutorado da titular, defendida na Universidade de São Paulo em 1987, durante ação indigenista (Projeto de Recuperação dos Asuriní do Koatinemo - Funai, 1978-1979) e durante pesquisa como docente do departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 1992 e 2013.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Listagem.

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo e Reserva Técnica.

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados à área da Antropologia: Antonio Arantes, Associação Brasileira de Antropologia, Donald Pierson, Herbert Baldus, Mariza Corrêa, Peter Fry, Roberto Cardoso de Oliveira, Slides de Pesquisa Etnológica e Verena Stolcke.

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Notas

    O acervo completo da coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu se encontra no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Para a guarda no AEL foi selecionada uma amostra desse acervo completo com itens representativos das diversas categorias da cultura material Asuriní do Xingu. No Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro, há uma coleção da cerâmica Asuriní reunida nos anos 78-79 e acervo visual do fotógrafo Renato Delarole que documentou a pesquisa.

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    10/03/2023 (criação)

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 10 de março de 2023.

        Área de Ingreso