Fondo VL - Vanda Lacerda

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL VL

Título

Vanda Lacerda

Fecha(s)

  • 1906-1998 (predominante 1960-1980) (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

0,70 metros lineares de documentação textual, 3 livros, 3 folhetos, 7 títulos de periódicos, 437 fotografias, 6 cartazes e 13 objetos tridimensionais.

Área de contexto

Nombre del productor

(1923-2001)

Historia biográfica

Vanda Lacerda nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 10 de setembro de 1923. Formou-se em piano pela Escola Nacional de Música. Em 1943, pisou pela primeira vez num palco fazendo teatro amador por intermédio de Jerusa Camões, diretora do Teatro Universitário, local que agregava alunos de todas as escolas e faculdades do Rio de Janeiro. Ainda no fim da década de 1940, estreou como atriz da Rádio Nacional, de onde seria demitida anos depois com o golpe militar de 1964. Junto do ator Mário Brasini, com quem se relacionava, e outros dois casais de atores (Alberto Pérez e Iris Del Mar, Mílton Carneiro e María Luisa), fez parte da companhia Os Artistas do Povo (1947-1948). O grupo inovou com turnês pelo país num tempo em que as grandes companhias apresentavam-se apenas nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro, costume talvez derivado do “rastro de desordem” que os grupos teatrais costumavam deixar nas cidades por onde passavam, atitude abominada pelos atores de Os Artistas do Povo. Apesar do sucesso, o grupo foi extinto, segundo a atriz, “por pura falta de administração financeira”. Em 1950, casou-se com Mário, com quem teve uma filha, Cláudia, falecida ainda criança. Vanda Lacerda construiu uma respeitada carreira no teatro, mas atuou também no cinema e na televisão. Passava de um papel dramático à comédia com naturalidade, numa época em que os atores eram estigmatizados e, também por isso, foi muito elogiada pela crítica. Entre as telenovelas teve destaque em Minha Doce Namorada (1971), O Espigão (1974), Anjo Mau (primeira versão 1976), Sinal de Alerta (1979), Tudo ou Nada (1987), entre muitas outras. No início da década de 1980, dirigiu o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), tendo assumido o cargo por temer uma intervenção do Ministério da Educação e Cultura, visto que o presidente anterior havia pedido demissão. Durante o período em que presidiu o sindicato (1981-1982), foi aprovada a lei que regulamentou a profissão de ator. Morreu em 14 de julho de 2001, aos 77 anos, vítima de edema pulmonar.

Institución archivística

Historia archivística

A documentação encontrava-se na residência da irmã da titular desde a sua morte.

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Zeni Lacerda Pamplona, irmã da titular, em 2002.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

O conjunto é composto por correspondência, cartazes, programas, diplomas, artigos de jornais e outros documentos relacionados à trajetória artística e vida pessoal da atriz. As fotografias (anos 1950 a 1980) trazem anotações no verso, feitas pela família, identificando situações e personagens. Registram peças e companhias teatrais, ensaios de novelas e eventos culturais dos quais a titular participou desde que iniciou sua vida artística até pouco antes de sua morte. Destaca-se a documentação sobre a companhia Os Artistas do Povo, importante para a historiografia do teatro brasileiro, e a documentação de família guardada pela atriz: de seu pai, Olair Lacerda, e da mãe, a anarquista Elvira Boni Lacerda, com fotos dos anos 1930 e 1940, incluindo papéis de associações de mulheres de bairro em que a mãe participava.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo: Salas 1 e 4

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: João Apolinário, Teatro Oficina e Zilco Ribeiro. Veja ainda o arquivo de Vanda Lacerda disponível no Centro de Documentação e Informação (Cedoc) da Funarte.

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

    Estado de elaboración

    Final

    Nivel de detalle

    Completo

    Fechas de creación revisión eliminación

    16/05/2005

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 16 de maio de 2005. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.

        Área de Ingreso