Fundo ALF - Associação de Lingüística e Filologia da América Latina - ALFAL

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDAE ALF

Título

Associação de Lingüística e Filologia da América Latina - ALFAL

Data(s)

  • 1987 - 1990 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textuais: 4 metros lineares; Iconográficos: 92 fotografias, 03 negativos.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

A idéia da fundação da Associação de Linguística e Filologia da América Latina, ALFAL, ocorreu durante o IX Congresso Internacional de Linguística, organizado pelo Comitê Internacional Permanente de Linguistas(CIPL / UNESCO), realizado em Cambridge, Massachusetts, em agosto de 1962. Sua efetivação, no entanto, só aconteceu dois anos depois, em uma reunião realizada pelo Instituto de Filologia da Universidade do Chile, em Viña del Mar, Chile. Entre 1966 e 1981, a ALFAL desenvolveu suas atividades em conjunto com o Programa Interamericano de Linguística e Ensino de Idiomas (PILEI). Neste período, à Associação coube a tarefa de organizar congressos, enquanto que, ao PILEI, coube promover projetos coletivos de pesquisa, simpósios e institutos. Em janeiro de 1966, foi realizado em Montevidéu, Uruguai, o I Congresso Internacional da ALFAL. O segundo ocorreu três anos depois, em São Paulo. Até 1981, quando a parceria acaba, devido ao desaparecimento do PILEI, foram realizados mais quatro congressos. A ALFAL assimilou alguns projetos que eram desenvolvidos no PILEI. A nova etapa que se iniciou a partir daí, caracterizou-se, principalmente, pela determinação em se manter a Associação, aumentar seu número de associados e estimular os interessados nas atividades da ALFAL. A partir de 1984, ocorreram mais sete congressos internacionais. O IX ocorreu em Campinas, em agosto de 1990, no Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/UNICAMP). O XIII Congresso, o último realizado, aconteceu em San José, na Costa Rica, em fevereiro de 2002. A partir de 1989, passou a ser publicado o primeiro número da revista 'Linguística', que em 2002 chegou ao seu 14º número. A ALFAL é constituída por Comissões de Pesquisa, que são o núcleo da Associação. Essas comissões são integradas por especialistas, que se reúnem voluntariamente, e organizadas através de uma agenda de pesquisas, cujos resultados são apresentados nos congressos internacionais. É administrada por uma Diretoria composta de Presidente, Secretário Geral e Tesoureiro, que exercem um mandato de seis anos, sendo renovada, pela metade, a cada três anos. O órgão deliberativo máximo é a Assembleia Geral, convocada a cada três anos pelo Presidente. Seis vogais, igualmente eleitos, fiscalizam e aprovam os informes da presidência, da secretaria e da tesouraria, auxiliando-a em suas deliberações. Delegados regionais nomeados pela Diretoria auxiliam-na nas tarefas administrativas.

História do arquivo

A ALFAL, que em 1990 esteve sediada em Campinas, decidiu através de sugestão de seu Secretário Geral, o Prof. Ataliba Teixeira Castilho, que a documentação do IX Congresso fosse depositada no CEDAE/IEL/UNICAMP. Sendo assim, o acervo foi incorporado pelo centro.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina - ALFAL

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O arquivo é constituído por documentação administrativa e financeira da Associação, como cartas circulares, relatórios e balancetes, documentos fiscais e outros. Contém documentação referente a associados composta por correspondência, fichas e currículos, relatórios científicos, balancetes, atas, recibos e textos apresentados em reuniões científicas. Inclui ainda boletins, objetos tridimensionais, documentos eletrônicos, cartazes e periódicos, relacionados com a linguística teórica e aplicada e da filologia na América Latina - especialmente da linguística geral, da linguística indígena e da linguística e filologia hispânicas e portuguesas - como também relacionados à teoria e crítica literária.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

São aguardada novas remessas.

Sistema de arranjo

O Fundo está classificado em 7 séries e 16 subséries.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Idioma do material

  • espanhol
  • inglês
  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Alguns documentos encontram-se em disquetes.

    Instrumentos de descrição

    INVENTÁRIO Analítico do IX Congresso Internacional da Associação de Lingüística e Filologia da América Latina (ALFAL).(Campinas, 06 a 10 de agosto de 1990). Org. e descr. por Vânia R. P. de Miranda; Campinas: Unicamp/CEDAE, 1992. 69p.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Fundo Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL; Fundo Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL; Fundo Ataliba Teixeira Castilho; Fundo Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN.

    Descrições relacionadas

    Nota de publicação

    LINGÜÍSTICA. ALFAL: São Paulo: 1989 - ; Atas dos Congressos. Instituto Caro y Cuervo . Bogotá: 1973 -; Boletín Informativo. Instituto Caro y Cuervo. Bogotá: 1981 - ; Cuadernos de Lingüísticas

    Área de notas

    Nota

    Localização Física: Ar1,C1-2.D1-2

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de  Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. Manual de Descrição Arquivística: proposta de aplicação da norma geral internacional de descrição arquivística. Campinas: CEDAE, 2003. 36p. ALFAL - Associação de Lingüística e Filologia da América Latina c. - com cóp. - cópia Cx. - caixa dig. - digitado dt. - datilografado GT - Grupo de Trabalho mimeo. - mimeografado ms. - manuscrito p. - página P. - pasta s.d. - sem data s.l. - sem local s.l.d. - sem local e data

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    30/06/2006

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição na ISAD(G) elaborada por Ligia Belem e Marco A. P. Domingues. Fontes pesquisadas Informações retirada da documentação do acervo.

        Área de ingresso