Contato principal
Rua Sérgio Buarque de Holanda, 571 - Cidade Universitária
Campinas, São Paulo
BR 13083-859
Centro de Documentação Cultural Alexandre Eulalio-Unicamp.
O Centro de Documentação foi criado em 1984 como um espaço que apresentasse condições apropriadas para a organização e conservação de materiais produzidos em pesquisas realizadas pelos docentes do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL.
Em 1988, com o falecimento do professor dessa instituição, Alexandre Eulalio, o Centro passou então a se chamar Centro de Documentação Cultural “Alexandre Eulalio” - CEDAE.
O intelectual legou ao Centro de Documentação seu arquivo pessoal, num total de mais de 8000 documentos, atestando uma atividade crítica e cultural das mais importantes no Brasil; seus documentos, somados aos de Oswald de Andrade, constituem a origem do acervo.
Desde sua criação, porém, o CEDAE propôs-se a constituir, mais do que uma instituição de guarda e preservação documental, um centro de fomento às atividades de estudo e de pesquisa entre professores, estudantes e pesquisadores em geral.
Assim, ao longo dos anos, o Centro incorporou importantes conjuntos documentais que fazem dele hoje uma referência arquivística para as pesquisas literárias e linguísticas, além de evidenciarem sua vocação interdisciplinar, atendendo a interesses de pesquisa que vão da sociologia da cultura à neurolinguística, passando pela literatura, pela antropologia e pela linguística histórica.
Hoje, o Centro conta com um expressivo conjunto de fundos pessoais de escritores, artistas e intelectuais, de fundos institucionais relativos às principais associações linguísticas brasileiras e latino-americanas e de coleções documentais atinentes a temas ligados à literatura e à linguística brasileiras.
A coordenador do CEDAE é designado pela direção do Instituto de Estudos da Linguagem, assim como os representantes dos três departamentos do Instituto que compõem a Comissão do Centro, para um mandato de dois anos, podendo ser renovado por igual período.
O CEDAE é vinculado ao Instituto de Estudos da Linguagem, IEL, da Unicamp. Sua estrutura administrativa é constituída por uma Coordenação, exercida por um docente do IEL, por uma Comissão formada por um presidente, três docentes (um de cada departamento do IEL), um estudante do IEL e a diretora do Centro. Esta estrutura também é composta por uma Diretoria Técnica e as Áreas de: Atendimento, Conservação, Reprografia e Processamento Técnico (com um supervisão técnica).
O CEDAE está localizado no piso térreo do Bloco VII do Instituto de Estudos da Linguagem, em uma área de 400 m², que é destinada às atividades de processamento arquivístico, de conservação, de consulta, de atendimento ao público, de microfilmagem e digitalização, de administração e de guarda de documentos.
Constituído por coleções e fundos privados, institucionais ou originários de projetos desenvolvidos por docentes do IEL, o acervo do CEDAE é composto por 68 conjuntos documentais que evidenciam sua vocação interdisciplinar, atendendo a interesses de pesquisa que abrangem a literatura e a linguística brasileiras e vão da sociologia da cultura à neurolingüística, passando pela antropologia, pela arquitetura, artes plásticas, teatro, cinema, história do Brasil etc.
Para a consulta ao acervo o CEDAE disponibiliza, nas salas de consulta, inventários, índices, catálogos e listagens, além de acesso online às bases de dados do Centro.
Horário de atendimento ao público, de 2ª à 6ª feira, manhã (9h às 12h30), tarde (14h às 17h30) e a noite (19h30 às 22h). A solicitação de documentos, no entanto, poderá ser realizada até às 21h30. Nos meses de janeiro, julho e dezembro pode haver alteração do horário. Consulte a Área de Atendimento sobre mudança no horário de funcionamento (http://www3.iel.unicamp.br/cedae/cedae.php?view=area_atd).
A consulta ao acervo do CEDAE é pública e o acesso aos documentos é franqueado mediante cuidados e garantias que visam essencialmente à sua preservação.
A sala de consulta está localizada no piso térreo do edifício. No entanto, para o acesso aos banheiros é necessário o uso de escada.
Por meio do canal de comunicação, “Fale Conosco”, a Área de Atendimento presta informações sobre os documentos, fundos e coleções sob a guarda do CEDAE.
O serviço de reprodução fornece a reprodução de documentos que estejam em domínio público ou daqueles que, embora protegidos pela Lei de Direito Autoral (Lei 9610/98), tenham autorização expressa de reprodução por seus autores/titulares/herdeiros. As formas de reprodução são: microfilme, cópia digital, gravação sonora, filmagem. Fotocópias não são permitidas, por motivos de conservação do suporte original.
Os espaços de consulta são constituídos de duas salas: a de consulta geral, onde é realizada a pesquisa de documentos em papel, fotografias e microformas e a sala de consulta de documentos sonoros e audiovisuais. Nelas, o usuário dispõe de: Instrumentos de pesquisa, biblioteca de referência, equipamentos de informática, leitoras digitalizadoras de microformas, aparelho de televisão, home-theater, wi-fi, lupas, luvas, fones de ouvido e máscaras.
BR SPCEDAE
Centro de Documentação Cultural "Alexandre Eulalio"
ISDIAH: Norma internacional para descrição de Instituições com acervo arquivístico. Conselho Internacional de Arquivos; tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009. 88p.
Versão preliminar
Completo
06 maio de 2019 (revisão)
CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO CULTURAL ALEXANDRE EULALIO. Guia geral e descrição sumária. Campinas: Unicamp, 1990. 34 p.
www3.iel.unicamp.br/cedae/
Última atualização 06/05/2019 - Estefane Garcia