Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1960 - 1996 (Creation)
Level of description
Extent and medium
20 metros lineares (aproximadamente).
Context area
Name of creator
Biographical history
Filho de José Carlos Lafetá e Maria da Conceição Machado Lafetá, João Luiz Machado Lafetá nasce em doze de março de 1946, em Montes Claros, norte de Minas Gerais.
João Luiz Lafetá conclui os estudos primário e secundário em Montes Claros e Belo Horizonte, cidade para a qual muda-se em 1962. Em 1965, muda-se para Brasília e inicia a graduação em Letras Brasileiras pela Universidade de Brasília (UnB), formando-se em 1968.
Inicia sua carreira profissional na área do jornalismo. Tendo atuado entre 1963 e 1964 na redação do "Jornal de Montes Claros", nas áreas do noticiário policial e de notícias locais, em 1966 é contratado pela sucursal de Brasília do "Diário de São Paulo", escrevendo na área dos comunicados de imprensa. Ao término desse período, torna-se monitor do curso "Oficina Literária", ministrado pelo escritor Cyro dos Anjos, na UnB, entre 1967 e 1968. A Oficina consistia em um ateliê de escrita criativa, realizada em forma de seminários sobre estilística e técnica literária.
Ao término de sua graduação na UnB, Lafetá muda-se para São Paulo, ingressando na pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada, na Universidade de São Paulo (USP), em 1969. Sob a orientação de Antonio Candido, tem como professores Paulo Emílio Salles Gomes, Ruy Coelho e Gilda de Mello e Souza, entre outros. Em 1973, conclui o mestrado sobre os aspectos da crítica literária no decênio de 1930. No ano seguinte à defesa da Dissertação, o trabalho é publicado pela editora Duas Cidades, com o título "1930: A Crítica e o Modernismo". Ainda durante o mestrado, entre 1971 e 1973, atua como instrutor voluntário junto à disciplina "Introdução aos Estudos Literários", na USP (no início em parceria com Davi Arrigucci Júnior, e, a partir de 1972, assumindo as aulas expositivas e a orientação das turmas).
Em 1973, obtém uma bolsa de doutoramento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), com projeto intitulado "A Poesia de Mário de Andrade: estudo de algumas tendências estéticas e ideológicas". Entre 1974 e 1977, escreve diversos artigos para periódicos científicos, notadamente na área de crítica literária e literatura brasileira, e também para o jornal "Movimento", um dos órgãos alternativos de resistência à ditadura militar.
Em 1975, João Luiz Lafetá é convidado por Antonio Candido para integrar a equipe inicial da área de Teoria Literária do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas (IEL - UNICAMP). Com o auxílio técnico de Haquira Osakabe e ao lado de Adélia Bezerra de Meneses Bolle e José Miguel Wisnik, Lafetá é um dos responsáveis pela concepção do futuro currículo do curso de Letras deste Instituto. Ao longo desse período, também é professor de Teoria Literária no IEL - UNICAMP, entre 1975 e 1979.
Em 1978, é finalmente admitido como professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP, após ter seu processo de contratação arquivado por motivos políticos, em decorrência da acusação de participação no movimento estudantil, em 1968. Tendo interrompido o curso de Doutorado em 1975, retoma-o em 1976. Em 1980, defende a tese, intitulada "Figuração da intimidade (contribuição ao estudo das imagens na poesia de Mário de Andrade)", perante uma banca composta pelos professores Drs. Antonio Candido (seu orientador), Marlyse Meyer, Iumna Maria Simon, Modesto Carone e Davi Arrigucci Jr. Já em 1986, essa tese é publicada pela Martins Fontes, com o título "Figuração da intimidade: imagens da poesia de Mário de Andrade". No ano de 1981, é bolsista da FAPESP para a realização de estudos de Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Groupe de Sociologia de la Littérature, em Paris. No início da década de 1990, coordena, na USP, a área de pesquisa em "Literatura, Psicanálise e Sociedade", que tinha a Psicanálise como instrumento adicional para a interpretação literária.
Publica também a obra "Mário de Andrade: seleção de textos, estudos biográfico, histórico e crítico" (1990) e os ensaios "O Mundo à revelia" (prefácio à obra "São Bernardo", de Graciliano Ramos, em 1974), "Traduzir-se - Ensaio sobre a poesia de Ferreira Gullar" (1982) e "A Dimensão da noite" (1992), entre outros. Ao longo dos anos de 1990 e 1991, João Luiz Lafetá é professor visitante de Literatura Brasileira no Lateinamerika, Instituto da Universidade Livre de Berlim. Nos últimos anos de sua vida, dedica-se à tese de livre-docência, centrada na obra de Graciliano Ramos, que ficará inacabada. Em sua homenagem, no ano de 2004, tem seu repertório crítico reunido por Antonio Arnoni Prado, e publicado sob o título "A Dimensão da noite e outros ensaios".
João Luiz Machado Lafetá falece em São Paulo, no dia 19 de janeiro de 1996.
Archival history
Após o falecimento de João Luiz Lafetá, seus livros e documentos foram reunidos por sua mãe, Maria da Conceição Machado Lafetá, que os levou para Montes Claros e deles cuidou até a sua morte em 2014.
Em meados de 2016, o CEDAE recebeu uma carta de intenção de doação dos documentos e livros que pertenceram ao professor João Luiz Lafetá, encaminhada por seus herdeiros.
Seguindo os trâmites da universidade, foi designada uma comissão de especialistas para a avaliação de mérito e de importância do acervo documental: composta pelos professores doutores Antonio Alcir Bernárdez Pécora, Francisco Foot Hardman e Jefferson Cano, todos do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Sob a presidência do primeiro, a comissão constatou o elevado valor histórico-cultural do conjunto de documentos e concluiu pelo aceite do mesmo.
Immediate source of acquisition or transfer
A doação, intermediada pelo Prof. Dr. Antonio Arnoni Prado, foi realizada pelos herdeiros do professor Lafetá em abril de 2017.
Content and structure area
Scope and content
O fundo é composto por documentos produzidos pelo titular no exercício de suas atividades, sobretudo como professor e crítico literário.
Dentre os documentos que se referem à atuação de João Luiz Lafetá na Unicamp e na USP, verificam-se ementas de cursos, planos de aulas, bibliografias, listas de presença, dissertações, teses, arguições etc. Sobressai neste conjunto a documentação que atesta sua participação na criação do Instituto de Estudos da Linguagem, em especial do Departamento de Teoria Literária.
A documentação relacionada às demais atividades de Lafetá inclui os diversos estudos sobre literatura brasileira, entre os quais se destacam aqueles sobre a obra crítica e poética de Mário de Andrade, os ensaios sobre a poesia de Ferreira Gullar, sobre os romances de Graciliano Ramos e sobre os contos de Rubem Fonseca e Autran Dourado, além de Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos. Observa-se, ainda, o diálogo mantido ao longo de anos não só com Antonio Candido, orientador de seu mestrado e doutorado, mas com Alfredo Bosi, José Miguel Wisnik, Ligia Chiappini, Roberto Schwarz, Modesto Carone, Antonio Arnoni Prado, Davi Arrigucci Jr., Alcides Villaça e que se encontra registrado em cartas, em versões de artigos acadêmicos, em cópias de textos compartilhados, dentre outros.
Os documentos relacionados à sua vida pessoal se limitam ao registro de algumas poucas fotografias, discos e documentos identitários.
A biblioteca do titular é composta por cerca de 2600 volumes onde se observa uma concentração de títulos relacionados aos aspectos da literatura que abordou em seus estudos e às áreas que se dedicou, como literatura brasileira, crítica, história, sociologia, política, religião, filosofia, estética, cinema, psicanálise, linguística e artes. Grande parte dos volumes possui marginália e grifos de Lafetá.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Não organizado.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Consulta livre.
Conditions governing reproduction
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Listagem preliminar do fundo JLL.
Allied materials area
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Notes area
Note
Fontes da Biografia:
CANDIDO, A. "Um Homem raro." In.: PRADO, A. A. A Dimensão da noite e outros ensaios. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2004. pp.11-14.
ENSAÍSTA preparava estudo sobre Graciliano Ramos. Folha de S. Paulo, Mais!, 28 de janeiro de 1996. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/1/28/mais!/13.html. Último acesso em 24 jul. 2025.
LAFETÁ, J. L. "Curriculum vitae." In.: VILLAÇA, A. et al. Homenagem a João Luiz Lafetá. São Paulo: Nova Alexandria, 1999. pp. 41-50.
LAFETÁ, J. L. "Memorial Acadêmico." In.: Literatura e Sociedade, 3, São Paulo, 1998, pp. 85-99.
MENESES, A. B. "O Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada: primórdios." In. Literatura e Sociedade, 33, São Paulo, jan./jun. 2021, pp. 12-27.
REIS, Z. C. "Homenagem a João Luiz Lafetá." In.: VILLAÇA, A. et al. Homenagem a João Luiz Lafetá. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
WISNIK, J. M. "O Desafio de Mário." Folha de S. Paulo, Mais!, 28 de janeiro de 1996. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/1996/1/28/mais!/15.html. Último acesso em 24 jul. 2025.
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
Criação em 05-06-2024. Revisão em 31-07-2025.
Language(s)
- Brazilian Portuguese
Script(s)
Sources
Archivist's note
Descrição na ISAD (G) elaborada por Patrícia Saad em 30-08-2019.