Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1975 - 1980 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
8 metros lineares
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O 'Projeto de Estudo do vocabulário Disponível dos Alunos de 1º Grau' situa-se no contexto das pesquisas sobre vocabulário fundamental e tem como objetivo levantar o vocabulário dominado por alunos de 1º grau das escolas oficiais da rede pública do Estado de São Paulo. Sob a responsabilidade inicial da Prof.ª Maria Alice de O Faria da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília UNESP, o projeto foi financiado pela FAPESP a partir de 1975. Em 1978 a responsabilidade do projeto foi transferida para o Prof. Ataliba Teixeira de Castilho do Departamento de Linguística do IEL, Unicamp. Para a constituição do corpus do projeto foram selecionadas quatro cidades, cada qual representativa de uma região do Estado de São Paulo: Marília, São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos. Em cada cidade foram selecionadas duas escolas estaduais, sendo uma presumidamente frequentada por alunos de classe alta e a outra presumidamente frequentada por alunos da classe baixa. Foram escolhidos 24 alunos de cada uma das quatro ultimas séries do 1º grau, com idades entre 10 e 16 anos, os quais foram submetidos a questionários de avaliação sócio- cultural e preenchimentos de listas de palavras baseadas em centros de interesse pré-estabelecidos.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A professora Célia Morais de Castilho, que integrou a equipe de pesquisadores do projeto, encaminhou a documentação ao CEDAE.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação da professora Célia Morais de Castilho.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O material corresponde ao resultado da pesquisa lexical feita com um grupo de 763 alunos, sendo 24 alunos de cada uma das últimas série do lº Grau, entre 10 e 16 anos, que responderam a dois questionários: o primeiro relativo à identificação de nível sociocultural para classificação dos alunos e o segundo, denominado 'listas de frequência', elaborado com o propósito de induzir os alunos a registrarem as palavras de seu conhecimento em torno de determinados centros de interesse, constituindo os chamados 'vocabulários específicos'. Incluem ainda, relatórios de pesquisa, formulários de solicitação de recursos à FAPESP, correspondência e material administrativo relativo à execução do projeto.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Localização Física: Ar4B1-5
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
20/07/2009
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Ligia Belem