Fundo GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL

Área de identificação

Código de referência

BR SPCEDAE GEL

Título

Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL

Data(s)

  • 1969 - 2015 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

Textuais: 14466 mans/dats e 217 impr.; Iconográficos: 7 mapas, 56 cartazes, 6 banners e 2 álbuns (42 fotos/28 fotos [em cd-rom]); Tridim.: 45 obj; Multimeios: 15 CD-ROM; Audiovisuais: 11 VHS, 12DVDS, 24 fitas mini-cassete; Fonogs: 6 fitas cassetes.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1972 -)

História administrativa

O GEL - Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - é fundado juridicamente em maio de 1972. Congregando professores das áreas de Linguística, Língua Portuguesa, Linguística Românica, Língua Latina, Línguas Estrangeiras e de outras disciplinas, tanto da rede de ensino público superior quanto do ensino particular do Estado de São Paulo, tem como principal objetivo promover a melhoria do ensino e desenvolver pesquisas linguísticas.

Convocado pelo Prof. Dr. Isaac Nicolau Salum, o primeiro encontro do GEL ocorre em janeiro de 1969, quando alguns professores de Linguística Geral, Românica e Portuguesa se reúnem para discutir a constituição de um grupo de estudos de Linguística. Na ocasião, o Prof. Dr. Ataliba T. de Castilho propõe que estudassem a possibilidade de constituição de um grupo informal de professores universitários e alunos de pós-graduação. O principal objetivo do grupo seria discutir em seminários semestrais assuntos de interesse comum, tais como problemas suscitados pelo estudo e ensino da Linguística, veiculação de informação científica, promoção conjunta de pesquisas linguísticas, organização do trabalho intelectual etc. Após aprovação da proposta, é eleita a seguinte diretoria: Prof. Dr. Ataliba T. de Castilho (presidente), Prof. Dr. Cismar Teodoro Paes (secretário) e Prof. Dr. Francisco da Silva Borba (tesoureiro).

Em junho de 1969, é realizado o primeiro Seminário do GEL, na cidade de Araraquara. Os Seminários aconteceram de forma semestral até o ano de 1991, quando, durante a 11ª Assembleia Geral, foi decidido que a partir daquela edição os seminários seriam realizados com periodicidade anual. A maior parte da produção desses seminários encontra-se registrada em Anais, publicados ininterruptamente desde 1978. Até o volume 23, publicaram-se todos os trabalhos apresentados nos Seminários; a partir do volume 24, em 1995, passou-se a publicar apenas os trabalhos selecionados pelo Conselho Editorial. Desde 2001, tais artigos vêm sendo publicados em CD-ROM.

Em 2002, durante o 50º Seminário, paralelamente aos tradicionais Estudos Linguísticos - Anais dos Seminários do GEL, é lançado mais um canal de divulgação periódica da produção acadêmica do Grupo: o nº 0 da Revista do GEL, um número especial em memória do Prof. Carlos Franchi (1932-2001).

História do arquivo

O Fundo chegou ao CEDAE através da intermediação de professores do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem, da Universidade Estadual de Campinas - IEL/UNICAMP. Até o momento, foram efetuadas as seguintes incorporações: 04/06/1991, referente ao biênio 87/88; 28/07/1993, referente ao biênio 91/93; 02/08/1994, referente ao biênio 93/95; 11/03/2005, abrangendo documentos referentes ao período 1972 a 2003, sendo predominante a década de 1990. Em 16/09/2005, foram incorporados documentos referentes ao biênio 2001/2003. Em 2015, foram incorporados documentos referentes ao biênio 2013-2015.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo - GEL, em 13 jan. 1989.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O Fundo é constituído por: atas; contratos de prestação de serviços; convocações; correspondências; currículos; declarações; estatutos; fichas de inscrição; listas de associados; fotos; moções de apoio e repúdio; relatórios científicos e financeiros; balancetes; livros contábeis anuais; recibos e notas fiscais; recortes de jornais; textos apresentados por seus associados em reuniões científicas; objetos tridimensionais; cartazes e publicações periódicas relacionadas com a história da Linguística nacional.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

São aguardadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O fundo está classificado em 4 grupos, 2 subgrupos, 58 séries, 67 subséries e 1 dossiê.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Idioma do material

  • português do Brasil
  • inglês
  • espanhol

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    926 documentos textuais em meio eletrônico encontram-se no formato .doc., 36 no formato .jpeg e 6 no formato .xls.

    Instrumentos de descrição

    Planilhas de descrição do Fundo Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo.

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Consta cóp.: 08 fotos; 24 cartazes em cd-rom.

    Unidades de descrição relacionadas

    Coleção Projeto de Estudo da Norma Linguística Urbana Culta do Brasil - Projeto NURC; Fundo Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN; Fundo Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística - ANPOLL.

    Descrições relacionadas

    Nota de publicação

    Revista do GEL: Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo. São Paulo: Contexto, 2002-
    Estudos Linguísticos - Anais dos Seminários do GEL. São Paulo, SP, Brasil, 1978 -

    Área de notas

    Nota

    Localização Física: Ar1D3-5, Ar2AB, Ar2C1-6, Ar8Cg6, Ar8D2; Map1g1; grande formato: mapoteca 1, gaveta 1 e CD-ROM00001-00015; Fitas mini-cassete00001-00024; DVD00001-00006.

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado atual

    Final

    Nível de detalhamento

    Completo

    Datas de criação, revisão, eliminação

    27/10/2006.

    Idioma(s)

    • português do Brasil

    Sistema(s) de escrita(s)

      Fontes

      Nota do arquivista

      Descrição elaborada por Maria Valéria Barbosa e pela bolsista Priscila Soares Garcia e revisada por Roberta de Moura Botelho.

      Área de ingresso