Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1970 - 1997 (Predominantemente 1986 - 1994) (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Iconográficos: 94 pinturas
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
José Genésio Fernandes nasceu numa região de roça chamada Barra, pertencente ao município de Maria da Fé, Minas Gerais, em 25 de agosto de 1946. Filho de Joaquim Fernandes Filho e de Julia de Souza Fernandes. Faz seus estudos iniciais na escola rural Luiz Francisco Ribeiro. No final dos anos 50, Missionários do Sagrado Coração passam férias na Barra - com um grupo de alunos. Genésio, a princípio, nega o convite para ir estudar com eles, mas, numa segunda visita, dois anos depois, muda de ideia e, em 1960, vai para Itajubá, Minas Gerais, estudar no Instituto Padre Nicolau. Em 1967, ainda sob a tutela dos missionários, segue para Pirassununga, São Paulo, para dar sequência aos estudos. Em 1969, termina o Curso Clássico. Iria para Campinas, São Paulo, estudar filosofia na Unicamp, mas, é dispensado pelos missionários por ter um 'gosto artístico muito acentuado' e por ter 'dificuldade de cumprir regras e horários'. Volta para Itajubá e trabalha como ajudante em uma churrascaria, como vigia de um colégio e pinta paisagens para ajudar nas despesas. Ingressa no curso de letras da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Itajubá. Em 1970, ganha uma viagem e a matrícula no Festival de Inverno de Ouro Preto, onde participa do curso Pintura-iniciação, obtendo, no final, o 1º prêmio. É contratado pelo estado de Minas Gerais para dar aulas no primeiro e segundo grau no município de Piranguinho, vizinho de Itajubá; onde permanece por quatro anos. Em 1972 conclui a graduação. Em 1974, passa num concurso e começa a trabalhar nas Escolas Polivalentes em Minas Gerais. Entretanto, três anos depois, insatisfeito com o salário e com os atrasos no pagamento, decide - convidado por um amigo - ir para o Acre para trabalhar como gerente em uma empresa de eletricidade e de construção de estradas, mas permanece ali apenas dois anos. Começa a trabalhar com Francisco Gregório Filho, no Departamento de Assuntos Culturais de Rio Branco, e funda com ele a primeira escolinha de arte do estado e, em 1978, começa a ministrar aulas de literatura brasileira e teoria literária na Universidade Federal do Acre (UFAC). Nessa época, participa ativamente da vida cultural de Rio Branco, escrevendo sobre pintores e organizando exposições. Em 1979, leva a primeira exposição de artistas do Acre para Brasília. Entre 1979 e 1982, muda-se para Recife, para fazer mestrado em teoria literária na Universidade Federal de Pernambuco, escrevendo sobre Osman Lins. Nesse período, expõe no Centro de Artes da UFPE e na Galeria Três Galeras. Em 1983, retorna ao Acre para dirigir o Campus Avançado de Xapuri, da UFAC. Envolve-se com questões sociais e com a luta do seringueiro, sindicalista e ativista ambiental Chico Mendes. Passa a sofrer perseguições políticas e, temendo as ameaças que vinha sofrendo, deixa a cidade. Retorna a Rio Branco para lecionar na UFAC, onde permanece até 1990. No ano seguinte, se muda para Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e começa a ministrar aulas no curso de Letras e de Jornalismo da Universidade Federal (UFMS). Ali, cria e edita a revista 'Rabiscos de Primeira', destinada a publicações de trabalhos acadêmicos de alunos. Em 1996, começa o doutorado em Semiótica e Linguística Geral na Universidade de São Paulo. Ganha, em concurso, uma bolsa para passar um ano em Paris. Entre setembro de 1998 a setembro de 1999, faz cursos na Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales, Université de Paris VIII (Vincennes-Saint-Denis) e Université de Paris X (Nanterre). Em 2000, conclui o doutorado com a tese 'Leitoras de Sabrina: usuárias ou consumidoras? (Um estudo da prática leitora dos romances sentimentais de massa)'. Passa a ministrar aulas e faz orientações na pós-graduação da UFMS até 2009, quando se aposenta e volta a morar na Barra, sua terra natal, onde, atualmente, ajuda a preservar uma floresta e continua pintando e desenhando. Recebeu os seguintes prêmios em pintura: Primeiro Prêmio no Salão de Artes do Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia de Itajubá-MG (1972); Terceiro Prêmio 'Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul-FIEMS' no X Salão de Artes Plásticas de Mato Grosso do Sul (1997) e Segundo Prêmio 'Governo do Estado de MS' no XI Salão de Artes Plásticas de MS (1998). Participou de diversas coletivas e tem mais de 130 obras no acervo do Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul - MARCO.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do titular ao Professor João Wanderley Geraldi entre 1995 e 1998, período em que este atuou como diretor do IEL.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Composto, em sua maioria, por um conjunto de pintura a óleo e acrílica em suporte material diverso: tela, chapa de fibra, madeira, papel e papelão. 'O universo pictórico de GF está constituído de representação de paisagens, de experiências com a abstração, das cenas de casarios de comunidades marginalizadas (...) e, tema recorrente em sua produção, de figuras humanas'. O pintor se utiliza de uma variedade de cores e tons, assim como da distorção das formas, das expressões e dos gestos.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Não organizado.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do Cedae.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagem dos documentos.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Localização Física: Ar3, B4-7 e D1
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
02/06/2015
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Roberta de Moura Botelho.