Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1945 - 1998 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
Textuais: 948 manuscritos/datiloscritos e 108 impressos
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Néstor Osvaldo Perlongher nasceu em 24 de dezembro de 1949, em Avellaneda, na província de Buenos Aires. Estudou na escola primária de Avellaneda (de 1956 até 1963) e na escola secundária Nacional de Comércio nº 1 de Avellaneda(de 1964 até 1967). Entrou para a Universidade de Buenos Aires em 1968, licenciando-se em Sociologia em 1975. Durante este período foi jornalista colaborador da Editorial Atlántida de Buenos Aires (1971). Colaborou também com as publicações Persona (1984 - 1982), revista feminista argentina, El Porteño (1983) e a Folha de São Paulo (1985). Em 1974, foi secretário de redação e correspondência da Confederación General Económica de la República Argentina, também de Buenos Aires, cargo que ocupou até 1976. Foi membro notório da Frente de Libertación Homosexual, que posteriormente se converteu na primeira associação pelos direitos dos homossexuais na América Latina.
No ano em que concluiu o ensino superior (1975), publicou “Evita Vive y otras prosas”, cujo conto homônimo é seu trabalho ficcional mais conhecido. Entre suas publicações, destacam-se: “Austria-Hungria” (1980), sua primeira coletânea de poesias, “La Família Abandónica y sus Consecuencias”, este com a colaboração de Sérgio Perez Alvarez e Ramon Sal Llarguez , “Un nuevo Verso Argentino” (1982), “Alambres” (poemas, 1987); “Hule” (1989) e “Parque Lezama” (1990). Recebeu em 1987 o Prêmio Boris Vian de Literatura, na Argentina, por sua obra poética e ficcional.
Em 1982, no contexto da ditadura civil-militar argentina (1976 - 1983), migrou para o Brasil e radicou-se no estado de São Paulo, onde, em 1986, obteve o título de Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, tendo como orientadora a Prof.ª. Drª. Mariza Corrêa. Sua dissertação, com título “O negócio do miché: prostituição viril em São Paulo”, foi publicado depois na forma de livro. Em 1983 é publicada nos Estados Unidos uma tradução, em inglês, de seu primeiro livro, agora intitulado “Evita Lives, in My Deep Dark Pain is Love”.
Em 1985, ingressou no corpo docente, do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Publicou ainda inúmeros trabalhos técnicos e de esclarecimento baseados em seus estudos, como “O que é AIDS?” (1987) e “El Fantasma Del Sida” (1988). Faleceu na cidade de São Paulo, no dia 26 de novembro de 1992.
Entidade custodiadora
História do arquivo
O titular deixou seu acervo aos cuidados de Jorge Schwartz que formalizou a doação ao CEDAE condicionada à sua organização. Sendo assim foi contratada uma estagiária através de uma bolsa (Fapesp e posteriormente Faep) que organizou o fundo no período entre janeiro e julho de 2000.
No ano de 2010 foram incorporados novos documentos ao fundo documental e em 2014 a sua certidão de óbito.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Jorge Schwartz em 1999 (1º lote), em 2010 (2º lote) e em 2014 (3º lote).
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual do titular e de terceiros, bem como correspondências, cadernetas de anotações e impressos referentes às atividades do titular como escritor, professor e à sua vida pessoal. Inclui ainda documentos sobre sua atividade como militante do Movimento Homossexual.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O Fundo está classificado em 5 séries: Atividade Docente, Correspondência, Documentação Pessoal, Produção intelectual e Produção Intelectual de Terceiros. Sendo a última série organizada em três dossiês.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre, exceto documentos com restrição de acesso na série Correspondência, subsérie Ativa..
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do material
- espanhol
- francês
- inglês
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário do fundo Néstor Perlongher. Disponível somente em versão eletrônica.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
Perlongher, Nestor. Austria-Hungría, Buenos Aires: Tierra Baldía, 1980. Alambres, Buenos Aires: Ediciones Último Reino, 1987. Hule, Buenos Aires: Ediciones Último Reino, 1989. Parque Lezama, Buenos Aires: Sudamericana, 1990.
Área de notas
Nota
Localização Física: Ar 07, A1 e Ar 03, C7 (grande formato)
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Abreviaturas: correspondem aos títulos das primeiras edições dos livros de poemas publicados por Nestor Perlongher. AH: Austria-Hungría, Buenos Aires: Tierra Baldía, 1980. A: Alambres, Buenos Aires: Ediciones Último Reino, 1987. H: Hule, Buenos Aires: Ediciones Último Reino, 1989. PL: Parque Lezama, Buenos Aires: Sudamericana, 1990. AA: Aguas Aéreas, Buenos Aires: Ediciones Último Reino, 1991. CI: El Chorreo de las iluminaciones, Caracas: Ediciones Pequeña Venecia, 1992
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
06/07/2006 (criação)
09/05/2024 (revisão)
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
A descrição do fundo foi realizada pela estagiária Joice Oliveira com orientação do processamento técnico do CEDAE.
Revisão e acréscimos por Patrícia Saad e Fernanda Brenelli Rueda.