Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1969-1990 (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Textuais: 737 manuscritos/datiloscritos e 82 impressos; Iconográficos: 05 fotografias e 01 negativo; Fonográficos: 486 Fita K7.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 1968, a Comisión de Lingüística y Dialectologia Iberoamericana (CLDI) do PILEI publicou, no Colégio do México, um 'Cuestionario Provisional para el Estudio Corodinado de la Norma Lingüística Culta de las Principales Ciudades de Iberoamerica y de la Península Ibérica'. No ano seguinte é realizado em São Paulo o V Simpósio do Programa Interamericano de Linguística e Ensino de Línguas, PILEL (tradução brasileira da sigla PILEI), em parceria com a ALFAL (Associacion de Filologia y Lingüística de América Latina), sob o patrocínio da Universidade de São Paulo. De acordo com uma proposta do Prof. Nelson Rossi, tomou corpo um plano de integração de cinco capitais brasileiras ao Proyecto, nomeado NURC - Projeto de Estudo da Norma Urbana Linguística Culta: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife. A escolha dessas cinco capitais obedeceu dois critérios: só foram incluídas cidades com população igual ou superior a um milhão de habitantes e apenas as que tinham existência superior a três gerações ali nascidas e formadas culturalmente. Decidiu-se, durante o V PILEL, que os responsáveis pela execução do Projeto nessas cinco capitais seriam os professores Ataliba Teixeira de Castilho e Isaac Nicolau Salum (São Paulo), Celso Ferreira da Cunha (Rio de Janeiro), Nelson Rossi (Salvador) e José Brasileiro Vilanova (Recife). Seguindo novamente uma proposta do Prof. Nelson Rossi, estabeleceu-se que a coordenação dos trabalhos no Brasil se faria num rodízio pelas cinco capitais, realizando-se duas reuniões por ano. As primeiras reuniões (1969-1971) foram dedicadas à adaptação do 'Cuestionario Provisional' para o português e ao planejamento geral do trabalho. A pesquisa foi realizada em três etapas: a adaptação do questionário; a gravação de 400 horas, abrangendo em cada capital 600 informantes (metade de cada gênero) e a sua transcrição. Constituiu-se então um corpus, em cada capital, que alimentou inúmeras pesquisas e monografias sobre a língua falada culta.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do professor Ataliba Teixeira Castilho em 20 de agosto de 1991.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O material recolhido junto a informantes da cidade de São Paulo são 340 horas de gravação abrangendo 407 inquéritos, bem como amostras provenientes das demais cidades pesquisadas, além dos documentos administrativos que resultaram das comunicações entre os vários coordenadores e a FAPESP (órgão financiador do projeto).
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
O Fundo está classificado em 8 séries, 7 subséries e 1 dossiê.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta parcialmente livre. Por decisão dos responsáveis pelo Projeto, nem todas as informações contidas nas fichas se encontram liberadas, procedimento que visa impedir a identificação da pessoa que gentilmente colaborou com a equipe de entrevistadores.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
A linguagem falada culta na cidade de São Paulo: materiais para seu estudo. Org. Ataliba Teixeira de Castilho; Dino Preti; Hudinilson Urbano. Projeto de Estudo de Norma Lingüística Urbana Culta de São Paulo (Projeto NURC/SP). São Paulo: T.A.Queiroz, 1986;
Área de notas
Nota
Localização Física: Ar2; D1-2
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: O quadro geral que é apresentado na parte I deste inventário, fornece o tipo e número dos inquéritos; a localização do suporte e o tempo de gravação; o número do informante; sexo/idade; formação; assuntos tratados e data do registro; além de fornecer a procedência dos genitores dos informantes, isto é, se originários ou não da cidade de São Paulo.
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
30/06/2006
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição na ISAD(G) preparada por Ligia Belem; história biográfica compilada por Marco A. Pereira