Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1918-2003 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
4,8 metros lineares
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Newton Freire-Maia foi geneticista, pesquisador e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nasceu na cidade de Boa Esperança (MG) em 29 de Junho de 1918, filho de Belini Augusto Maia e de Maria Castorina Freire Maia. Em 1945 formou-se em odontologia pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), porém não chegou a exercer a profissão. Em março de 1946 iniciou o curso de graduação em Biologia Geral pela Universidade de São Paulo (USP), e no mesmo ano chegou a lecionar nesta universidade. Neste período dedicou-se principalmente ao estudo da genética em moscas do gênero Drosophila. Em 1951 concluiu o curso e foi para Curitiba (PR), onde se tornou professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). No mesmo ano fundou ali o Laboratório de Genética, embrião do Departamento de Genética, instituído em 1971. Entre 1956 e 1957 fez aperfeiçoamento no Departamento de Genética Humana da Universidade de Michigan (Estados Unidos), com bolsa da Fundação Rockefeller. Em 1960 concluiu o doutorado em biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a tese “Casamentos Consanguíneos no Brasil”, sob a orientação do professor Antonio Geraldo Lagden Cavalcanti. Em 1970 foi para Genebra (Suíça), onde trabalhou durante um ano como cientista da Unidade de Genética Humana da Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 1971 tornou-se membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi sócio fundador e ocupou cargos na Sociedade Brasileira de Genética e na Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Escreveu cerca de 500 trabalhos científicos, entre artigos, livros, capítulos e resumos, em publicações nacionais e internacionais, destacando-se os seguintes temas de genética animal e humana: polimorfismo no gênero Drosophila, casamentos consanguíneos, malformações congênitas, displasias ectodérmicas e efeitos das radiações ionizantes. Após sua conversão ao catolicismo no início da década de 1980, dedicou-se também ao estudo das relações entre ciência e religião. Recebeu inúmeras homenagens, e em 2002 foi agraciado pela Ordem Nacional do Mérito Científico. O Professor Doutor Newton Freire-Maia faleceu no dia 10 de maio de 2003, em Curitiba, aos 84 anos de idade.
Histoire archivistique
A maioria dos documentos estava na sala que era do prof. Newton no Departamento de Genética da Universidade Federal do Paraná (Curitiba, PR). Uma parcela da documentação originalmente estava com o irmão, Ademar Freire-Maia, que em 2009 enviou o material para a profª Eleidi. Antes da doação para o CLE, Eleidi enviou este material para a sala na Universidade, junto com outros documentos que estavam em sua posse, incluindo imagens e vídeos digitalizados.
Códigos para indicar a procedência:
1 – Documentos que estavam na sala do professor Newton na UFPR
2 – Documentos que estavam na casa da professora Eleidi
3 – Documentos que estavam com o irmão Ademar
4 - Documentos que estavam com a professora Eleidi e foram enviados ao CLE em agosto de 2022
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
O Fundo Newton Freire-Maia foi doado por Eleidi Alice Chautard Freire Maia, viúva do titular, em 13/03/2018.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O fundo é composto principalmente por correspondência relativa à suas atividades profissionais. São cartas trocadas entre colegas, com instituições científicas, de pesquisa e ensino, nacionais e internacionais. As cartas trocadas com seu irmão Ademar, também geneticista, envolvem tanto questões familiares quanto profissionais. A correspondência familiar inclui diversas "circulares", com mensagens para vários membros da família em um mesmo item. Há também correspondência com padres e religiosos. Além de correspondência, o fundo inclui produção intelectual do titular e sobre ele, diplomas e certificados, relatórios de viagens, currículos, fotos e vídeos de eventos, entre outros.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
System of arrangement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Aberto para consulta.
Conditions governing reproduction
Language of material
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Existence and location of copies
Related units of description
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
2022-08-19
Langue(s)
- portugais