Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1988- (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
21 caixas e 194 fotografias
Área de contextualização
Nome do produtor
História administrativa
Inicialmente denominado Coordenação Geral do Programa de Moradia (CGPM), foi criado pela Portaria GR-055/1988, destinado ao atendimento das necessidades de residência dos estudantes de graduação e pós-graduação regularmente matriculados na Universidade. Inicialmente, o Programa foi dirigido e supervisionado por uma comissão criada pela Portaria GR-056/1988. Posteriormente, foi estruturado pela Deliberação CONSU-A-024/2001. É destinado a estudantes que tenham comprovada situação de vulnerabilidade social e que residam fora da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Localizada a cerca de quatro quilômetros do campus de Barão Geraldo, a Moradia é constituída por 226 unidades com sala, quarto e banheiro com capacidade para receber quatro moradores e 27 estúdios para famílias. O objetivo do programa é viabilizar a vida acadêmica dos estudantes, contribuindo para a sua formação integral.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Segundo relato da doadora entre 1989 a 1999 a seleção se dava pela CGPM, extinta temporariamente entre 1999 e 2001, e que resultou em dois processos o seletivos em 2001, uma promovida pelos representantes dos blocos legitimados por uma assistente social e outro pela Reitoria (representada por professores). Cabia ao aluno a escolha e ambos os processos foram legitimados. Foi encontrada a ausência de documentos do período de 1999 e 2000. Consta também existem documentos na administração da Moradia e que estes foram doados pela ausência de espaço.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
A documentação foi encaminhada ao AEL, por intermédio da Patrícia F. Domingues que por conseguinte foi encaminhada por Ema Franzoni, ao Arquivo Central, em abril de 2006. As fotografias foram enviadas por Vera Lúcia Ragazzi dos Santos, em 22 jun. 2009.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Contém predominantemente fichas de inscrições com os respectivos comprovantes e listagens de estudantes candidatos à moradia estudantil do período de 1994 a 1998 e 2001 e termo de responsabilidade, atas de reuniões, boletins, informes impressos, além dos processos administrativos. As fotografias retratam o período da construção da Moradia Estudantil (1989-1990).
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
O fundo ainda em fase de organização, momentaneamente teve suas fichas separadas e acondicionadas de acordo com os respectivos anos em que foram geradas os documentos administrativos e as listagens acondicionados em caixas diferentes. O álbum com as fotografias conservou-se a ordenação original.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Acesso livre
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
- português
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
12/05/2006