Centro de Informação e Difusão Cultural

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Centro de Informação e Difusão Cultural

Parallel form(s) of name

  • CIDIC

Standardized form(s) of name according to other rules

    Other form(s) of name

      Identifiers for corporate bodies

      Description area

      Dates of existence

      1983-1989

      History

      Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
      Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.

      Places

      Legal status

      Functions, occupations and activities

      Mandates/sources of authority

      Internal structures/genealogy

      General context

      Relationships area

      Access points area

      Subject access points

      Place access points

      Occupations

      Control area

      Authority record identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Level of detail

      Dates of creation, revision and deletion

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Maintenance notes