Identity area
Type of entity
Authorized form of name
Parallel form(s) of name
- CIDIC
Standardized form(s) of name according to other rules
Other form(s) of name
Identifiers for corporate bodies
Description area
Dates of existence
History
Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.