Fundo CIDIC - Centro de Informação e Difusão Cultural

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ CIDIC

Título

Centro de Informação e Difusão Cultural

Data(s)

  • 1983-1989 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

13 caixas de documentos textuais e 39 processos

Área de contextualização

Nome do produtor

(1983-1989)

História administrativa

Previsto nos Estatutos da Unicamp, baixados pelo Decreto Estadual 52.255/1969, o Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) foi instalado por intermédio da Portaria GR-290/1983, como um órgão complementar da Reitoria, em que estavam subordinados a Biblioteca Central (BC) e os serviços de documentação, difusão cultural e científica da Unicamp. Passou por várias reestruturações, conforme as Portarias GR-011/1984, GR-283/1985 e GR-376/1986, até que foi criada a Comissão Executiva do Projeto do Sistema de Arquivos, por meio da Portaria GR-339/1988, incumbida de propor todas as medidas necessárias para a gestão sistêmica dos documentos administrativos da Unicamp. O Arquivo Central foi então implantado para substituir a Divisão de Documentação. Funcionários puderam participar dos primeiros cursos de avaliação de documentos e organização de arquivos. Ao acervo já existente, que vinha sendo constituído desde 1963, mais documentos chegavam para um tratamento adequado de preservação. Os trabalhos culminaram na criação da Comissão Central de Avaliação de Documentos (CCAD) e nas Comissões Setoriais de Arquivo (CSA). Em 1989, de acordo com a Deliberação CONSU-A-39/1989, surgia a Coordenadoria do Sistema de Arquivos. A concepção do Sistema de Arquivos (AC/SIARQ) teve como foco de atuação a gestão arquivística integrada dos documentos e o controle da produção, tramitação, arquivamento, avaliação e preservação, numa linha contínua de gerenciamento.
Foi extinto pela Deliberação CONSU-A-39/89, de 20.12.1989, sendo substituído pela Coordenadoria do Sistema de Arquivos.

História do arquivo

Os documentos foram produzidos, recebidos e acumuladose organizados originalmente pelo então Coordenador Ataliba Teixeira de Castilho e pela secretária sra. Lúcia Regina Silveira Camargo, e após cunprir prazo de vigência, prescrição e precaução, foram recolhidos pelo Arquivo central para tratamento arquivístico e guarda permanente.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é formado por atos de criação, relatórios de estágio e de visita técnica, correspondências, expedientes de secretaria, documentos referentes a eventos (programação, divulgação, folders e cartazes) atas e documentos de reuniões, publicações, fotografias e objetos, processos administrativos, dossiês, entre outros.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

O fundo está arranjado em um único Grupo: Coordenação, dividido em Subgrupos: Comissão de Biblioteca, Comissão Executivo do Projeto de Biblioteca Sistema de Bibliotecas da Unicamp, Biblioteca Central Participação do Coordenador em Comissões, Grupos de Trabalho e outros: Comissão de Documentação, Secretaria, Comissão Executiva do Projeto Sistema de Arquivos e Divisão de Documentação/Serviço de Arquivo Permanente e Arquivo Central. A ordenação principal dos documentos é cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Inventário impresso

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Datas de criação, revisão, eliminação

    28/08/2002

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Os documentos foram processados sob a coordenação de Vera Lúcia N. dos Santos.

        Área de ingresso