Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional

Área de identidad

Tipo de entidad

Persona

Forma autorizada del nombre

Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional

Forma(s) paralela(s) de nombre

    Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

      Otra(s) forma(s) de nombre

        Identificadores para instituciones

        Área de descripción

        Fechas de existencia

        1996 - 2001

        Historia

        A Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional (DADCC) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp surgiu como resultado de um processo evolutivo iniciado com a própria criação da FCM, na década de 1960. Desde o início, a Faculdade demonstrou preocupação em oferecer suporte aos docentes, especialmente na elaboração de materiais didáticos e no uso de equipamentos para projeções em atividades de ensino.

        Nos anos 1960 e 1970, esse suporte era proporcionado por duas áreas distintas:

        • Setor de Recursos Visuais: focado no apoio a projeções para aulas de graduação.
        • Área de Desenho: responsável pela produção de materiais ilustrativos como livros, apostilas, diapositivos e cartazes.

        Com o advento da era computacional, nos anos 1980, surgiu uma Comissão de Informática, operando de forma independente dessas áreas, mas também subordinada à direção da FCM.

        Em 1986, durante a gestão do Prof. José Aristodemo Pinotti na reitoria da Unicamp, houve uma reformulação interna. As áreas de apoio existentes foram integradas, dando origem ao Centro de Recursos Audiovisuais, que expandiu suas atividades. Foram criados:

        • Um laboratório para revelação de diapositivos coloridos (cromos) e fotografias em preto e branco.
        • Uma área de documentação científica para registro fotográfico de casos clínicos de interesse científico.

        Nos anos 1990, com a crescente informatização da FCM, foi criada uma área de Computação Gráfica no Laboratório de Informática, para produção de diapositivos por meio de equipamentos avançados da época. Em 1993, durante a gestão do Prof. Fernando Ferreira Costa como diretor da FCM, essa área foi incorporada ao Centro de Recursos Audiovisuais, ampliando os serviços oferecidos.

        Em 1996, como parte de um projeto para otimizar as atividades de ensino e pesquisa, a Congregação da FCM aprovou a criação da Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional (DADCC). A nova diretoria incorporou:

        • O Laboratório de Informática.
        • Novas subáreas, como edição e editoração de textos e teses.

        Em 2010, a subárea de editoração foi desativada e, em 2014, a DADCC foi reorganizada, resultando na criação de duas novas áreas:

        • Suporte Didático e Divulgação Científica.
        • Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI).

        Dessa forma, o fundo documental da DADCC foi encerrado, e os documentos produzidos e recebidos após sua extinção passaram a ser organizados conforme as novas áreas criadas.

        Atuação da DADCC no ensino à distância:

        O coordenador da DADCC desempenhou um papel importante na criação da área de Ensino à Distância na FCM, resultando em uma coleção documental específica sobre o tema, vinculada ao acervo da diretoria.

        Essa trajetória demonstra como a DADCC desempenhou um papel central no suporte técnico, didático e científico da FCM, acompanhando e adaptando-se às transformações tecnológicas e acadêmicas ao longo das décadas.

        Lugares

        Estatuto jurídico

        Funciones, ocupaciones y actividades

        Mandatos/fuentes de autoridad

        Estructura/genealogía interna

        Contexto general

        Área de relaciones

        Área de puntos de acceso

        Puntos de acceso por materia

        Puntos de acceso por lugar

        Occupations

        Área de control

        Identificador de registro de autoridad

        Identificador de la institución

        Reglas y/o convenciones usadas

        Estado de elaboración

        Nivel de detalle

        Fechas de creación, revisión o eliminación

        Idioma(s)

          Escritura(s)

            Fuentes

            Notas de mantención