Diretoria de Educação Infantil e Complementar

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidad colectiva

Forma autorizada del nombre

Diretoria de Educação Infantil e Complementar

Forma(s) paralela(s) de nombre

  • DEDIC

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

    Otra(s) forma(s) de nombre

      Identificadores para instituciones

      Área de descripción

      Fechas de existencia

      1983-

      Historia

      A DEdIC, enquanto divisão responsável pela primeira etapa da educação Básica (creches e pré-escola) e pela educação complementar oferecida em contraturno escolar, na modalidade não formal, tem por objetivo oportunizar vivências e experiências socioeducativas e culturais diversificadas para crianças que integram a comunidade universitária. O nome oficial de criação foi Centro de Convivência Infantil (CCI) e, algum tempo depois, CECI, conforme a Portaria GR-268/1983, publicada pouco mais de um ano após a inauguração do espaço, ainda alugado temporariamente. Inicialmente, cerca de 30 crianças foram beneficiadas. Filhos de funcionários permaneciam no local durante toda a jornada de trabalho dos pais. A conquista foi fruto de reivindicação dos funcionários da Universidade desde 1975, quando a então Comissão de Assistência Social encaminhou à Reitoria a primeira proposta de criação de uma creche. A fundação do Centro também aconteceu em conformidade com a Emenda Constitucional nº 31, que estabelecia que repartições públicas deveriam dar assistência aos filhos de funcionários durante o horário de expediente.O órgão foi inicialmente vinculado à Coordenadoria Geral das Faculdades (CGF). Em 1998, conforme Portaria GR-198/1998, passou a ser subordinado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), respondendo ao coordenador da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Ao longo dos anos, o Centro passou por diversos períodos de expansão de atendimentos, projetos pedagógicos, ampliação de espaços físicos e reestruturação administrativa.

      Lugares

      Estatuto jurídico

      Funciones, ocupaciones y actividades

      Mandatos/fuentes de autoridad

      Estructura/genealogía interna

      Contexto general

      Área de relaciones

      Área de puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Occupations

      Área de control

      Identificador de registro de autoridad

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Nivel de detalle

      Fechas de creación, revisión o eliminación

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Notas de mantención