Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Identity area

Type of entity

Corporate body

Authorized form of name

Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Parallel form(s) of name

  • SBU

Standardized form(s) of name according to other rules

    Other form(s) of name

      Identifiers for corporate bodies

      Description area

      Dates of existence

      1983

      History

      Uma biblioteca central, prioritária para os estudantes, já existia sob direção formal e com recursos humanos qualificados. No entanto, foi em 1983 que a Universidade deu os primeiros passos para a institucionalização da área, o que resultou no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), formalizado pelo Conselho Universitário em 1989. A Portaria GR-013/1983 estabeleceu a Comissão Executiva do Projeto Biblioteca, cuja incumbência foi, além de adquirir materiais bibliográficos e implementar melhorias dos serviços prestados, elaborar uma política biblioteconômica para a Universidade. Em um ano, após a criação do Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) – composto pelos serviços da Biblioteca Central e de documentação e difusão cultural e científica – o futuro Arquivo Central/SIARQ, o sistema foi aprovado. Em 1985, foi oficialmente instalado o Órgão Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, cuja presidência era exercida pela Diretoria da Biblioteca Central. O projeto previa, alinhado com as bibliotecas setoriais, a centralização de serviços de gestão, guarda e difusão de acervos e obras raras e especiais, definição de uma carreira para os bibliotecários, maior aquisição de obras, eficácia no atendimento ao público e a construção de um prédio definitivo e integrado a um centro cultural. Vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), o SBU atualmente é composto pelo Órgão Colegiado, coordenadoria e 29 bibliotecas, sendo uma central, uma de área e as demais alocadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.

      Places

      Legal status

      Functions, occupations and activities

      Mandates/sources of authority

      Internal structures/genealogy

      General context

      Relationships area

      Access points area

      Subject access points

      Place access points

      Occupations

      Control area

      Authority record identifier

      Institution identifier

      Rules and/or conventions used

      Status

      Level of detail

      Dates of creation, revision and deletion

      Language(s)

        Script(s)

          Sources

          Maintenance notes