Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Área de identidad

Tipo de entidad

Entidad colectiva

Forma autorizada del nombre

Sistema de Bibliotecas da Unicamp

Forma(s) paralela(s) de nombre

  • SBU

Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

    Otra(s) forma(s) de nombre

      Identificadores para instituciones

      Área de descripción

      Fechas de existencia

      1983

      Historia

      Uma biblioteca central, prioritária para os estudantes, já existia sob direção formal e com recursos humanos qualificados. No entanto, foi em 1983 que a Universidade deu os primeiros passos para a institucionalização da área, o que resultou no Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU), formalizado pelo Conselho Universitário em 1989. A Portaria GR-013/1983 estabeleceu a Comissão Executiva do Projeto Biblioteca, cuja incumbência foi, além de adquirir materiais bibliográficos e implementar melhorias dos serviços prestados, elaborar uma política biblioteconômica para a Universidade. Em um ano, após a criação do Centro de Informação e Difusão Cultural (CIDIC) – composto pelos serviços da Biblioteca Central e de documentação e difusão cultural e científica – o futuro Arquivo Central/SIARQ, o sistema foi aprovado. Em 1985, foi oficialmente instalado o Órgão Colegiado do Sistema de Bibliotecas da Unicamp, cuja presidência era exercida pela Diretoria da Biblioteca Central. O projeto previa, alinhado com as bibliotecas setoriais, a centralização de serviços de gestão, guarda e difusão de acervos e obras raras e especiais, definição de uma carreira para os bibliotecários, maior aquisição de obras, eficácia no atendimento ao público e a construção de um prédio definitivo e integrado a um centro cultural. Vinculado à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), o SBU atualmente é composto pelo Órgão Colegiado, coordenadoria e 29 bibliotecas, sendo uma central, uma de área e as demais alocadas nas unidades de ensino e pesquisa, centros e núcleos.

      Lugares

      Estatuto jurídico

      Funciones, ocupaciones y actividades

      Mandatos/fuentes de autoridad

      Estructura/genealogía interna

      Contexto general

      Área de relaciones

      Área de puntos de acceso

      Puntos de acceso por materia

      Puntos de acceso por lugar

      Occupations

      Área de control

      Identificador de registro de autoridad

      Identificador de la institución

      Reglas y/o convenciones usadas

      Estado de elaboración

      Nivel de detalle

      Fechas de creación, revisión o eliminación

      Idioma(s)

        Escritura(s)

          Fuentes

          Notas de mantención