Área de identificação
Tipo de entidade
Forma autorizada do nome
IBOPE Mídia
Forma(s) paralela(s) de nome
Formas normalizadas do nome de acordo com outras regras
Outra(s) forma(s) de nome
identificadores para entidades coletivas
Área de descrição
Datas de existência
Histórico
A série concentra relatórios de pesquisas de audiência de rádio realizadas através dos métodos flagrante e retrospectivo domiciliar e, ao longo do período abrangido pelos relatórios o primeiro método passa a predominar. A estratificação e a apresentação dos dados são bastante variadas. As primeiras pesquisas apresentam apenas índices percentuais de audiência por emissora e o número de aparelhos desligados. Ao longo do tempo elas vão sendo sofisticadas e a esses índices acrescentam-se indicadores de índice de audiência efetiva, de cobertura geral e por emissora, audiência por intervalos de tempo variados e a qualificação da audiência. Vários desses relatórios trazem uma introdução explicativa que, entre outras coisas, elucida a metodologia adotada e as modificações implementadas. Observe-se que o primeiro relatório de pesquisa elaborado pelo IBOPE integra a série e possui, além da primeira pesquisa de audiência, a primeira pesquisa sobre consumo, denominada Serviço X (grupo Opinião Pública). Alguns volumes trazem também pesquisas especiais de rádio. Ressalvamos também que os títulos dos volumes nem sempre correspondem aos títulos das pesquisas neles encadernadas e, além disso, volumes com títulos diferentes podem conter pesquisas semelhantes tanto na sua metodologia de apuração como nos seus objetivos. Observa-se que os volumes Serviço de Rádio especificam que as apurações dos índices de audiência são realizadas através de ambos os métodos: parte das entrevistas através do flagrante e parte através do retrospectivo domiciliar. Nos volumes Relatório de Rádio e Rádio as pesquisas são realizadas apenas pelo método flagrante domiciliar.