Área de identidad
Tipo de entidad
Forma autorizada del nombre
Forma(s) paralela(s) de nombre
Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas
Otra(s) forma(s) de nombre
Identificadores para instituciones
Área de descripción
Fechas de existencia
Historia
A série concentra relatórios de pesquisas de audiência de rádio realizadas através dos métodos flagrante e retrospectivo domiciliar e, ao longo do período abrangido pelos relatórios o primeiro método passa a predominar. A estratificação e a apresentação dos dados são bastante variadas. As primeiras pesquisas apresentam apenas índices percentuais de audiência por emissora e o número de aparelhos desligados. Ao longo do tempo elas vão sendo sofisticadas e a esses índices acrescentam-se indicadores de índice de audiência efetiva, de cobertura geral e por emissora, audiência por intervalos de tempo variados e a qualificação da audiência. Vários desses relatórios trazem uma introdução explicativa que, entre outras coisas, elucida a metodologia adotada e as modificações implementadas. Observe-se que o primeiro relatório de pesquisa elaborado pelo IBOPE integra a série e possui, além da primeira pesquisa de audiência, a primeira pesquisa sobre consumo, denominada Serviço X (grupo Opinião Pública). Alguns volumes trazem também pesquisas especiais de rádio. Ressalvamos também que os títulos dos volumes nem sempre correspondem aos títulos das pesquisas neles encadernadas e, além disso, volumes com títulos diferentes podem conter pesquisas semelhantes tanto na sua metodologia de apuração como nos seus objetivos. Observa-se que os volumes Serviço de Rádio especificam que as apurações dos índices de audiência são realizadas através de ambos os métodos: parte das entrevistas através do flagrante e parte através do retrospectivo domiciliar. Nos volumes Relatório de Rádio e Rádio as pesquisas são realizadas apenas pelo método flagrante domiciliar.