Angra dos Reis (RJ)

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

Nota(s) de fonte(s)

Nota(s) de exibição

Termos hierárquicos

Angra dos Reis (RJ)

Termos equivalentes

Angra dos Reis (RJ)

Termos associados

Angra dos Reis (RJ)

24 Descrição arquivística resultados para Angra dos Reis (RJ)

24 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos

Carta de 02 e 03.07.1974

  • BR SPAEL JJ-097
  • Item
  • 02 e 03.07.1974
  • Parte deJessie Jane

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando de Ivan e de Cláudio, que recebeu visita de Lúcia. Fala das atividades de seus colegas no presídio, da rotina em celas coletivas, do atraso no envio de jornais. Diz que sua transferência para o Rio de Janeiro seria muito saudável para sua mãe. Comenta sobre a condenação de colegas e também a sua que, segundo Colombo, durará ainda cinco anos e alguns meses.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 03.11.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane comentando a superlotação do presídio e as visitas em maior número e frequência que seus colegas de prisão tem recebido.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 04.03.1975

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando da importância de Jessie para ele, do festival da Rede Globo, da desesperança quanto a anistia e de acontecimentos de rotina na prisão. Recebeu telegrama de Jessie Jane. Carta com trechos censurados.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 05.06.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando das visitas de sua irmã e de sua mãe. Comenta sobre a reformulação do espaço na cadeia destinado aos presos políticos e o fato de que muitos presos comuns ainda estão enquadrados pela Lei de Segurança Nacional. Cita alguns filmes que assistiu pela televisão, fala de seu novo companheiro de cela (Gerônimo) e sobre colegas condenados e seus respectivos julgamentos.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 06.03.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane na qual demonstra-se carinhoso e fala sobre suas tarefas no presídio. Diz ter acompanhado a classificação das escolas de samba e relembra uma viagem de ambos no ano de 1970. Comenta suas leituras de Julio Cortázar e sobre o longo tempo que estão sem se ver (aprox. 1 ano). Diz ter planejado viagem à Capetiba com Jane e amigos e faz brincadeiras a respeito de Niterói e Caratinga. 1 linha censurada.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 06.04.1975

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando do clima de tensão na prisão, da reunião de rotina para distribuição de tarefas, da chegada de outros 9 companheiros e o sentimento de alegria e preocupação com os problemas gerados pelas más condições estruturais do presídio. Apesar das notícias de jornais sobre transferências de presos e envio de comissões de Constituintes, na prática nada ocorre. Persistem os problemas de superlotação e falta de cuidados com os presos doentes. Fala do aniversário da esposa e sobre carta recebida de Jessie em 30/03. Diz ser solidário ao “furacão Fifi” (Norma) e que o aumento populacional no presídio da esposa serve para “aumentar a descontração”. Colombo está febril e com garganta inflamada. Despede-se carinhosamente.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 07.02.1973

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane na qual comenta a soltura do companheiro Lenos. Fala de seus cuidados com a higiene pessoal e do espaço físico. Fala da situação de familiares e dos planos de ambos para terem filhos futuramente. Dá notícias de Nielsen e diz como obtém, através de visitas suas e dos outros, notícias de Jessie. Fala das experiências adquiridas na cadeia, do restabelecimento da confiança entre eles, além da morte do tio Rubem, filhinha e Erta. Na carta, Colombo diz que está na cadeia desde os 20 anos.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 07.04.1975

Carta de Colombo Vieira a Jessie Jane falando da necessidade que sente em vê-la, da visita de Iná e de sua conversa com ela sobre o estado de saúde de Jessie e sobre os sobrinhos. Comenta cartas recebidas de Jessie, Padre Nilson e André, além de carta que Fernando recebeu de Jessie. Fala da perda da espontaneidade dos colegas de prisão, que estão amedrontados diante de pessoas de fora de seu círculo, reflexo das dificuldades criadas pela instituição. Comenta carta enviada aos deputados sobre a situação desumana das prisões e suas consequências: divulgação pela imprensa dos problemas, ida de comissão do MDB ao Secretário de Justiça. Mas nenhuma resposta às reivindicações: violência, falta de assistência médica, trabalho árduo, má alimentação, dificuldade no transporte das visitas etc. Comenta sobre a produção de vestidos de Jessie junto às companheiras e sobre moda e gostos. Fala de leituras realizadas e sobre os sequestros de crianças no Vietnã como “onda de salvar órfãos”.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 07.05.1974

Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane falando da perspectiva de um encontro entre eles. Comenta sobre a rotina no presídio, as conversas com os colegas nas quais relembra dos tempos em que passou com Jessie em Niterói.

Jessie Jane Vieira de Souza

Carta de 08 e 09.01.1973

  • BR SPAEL JJ-032
  • Item
  • 08 e 09.01.1973
  • Parte deJessie Jane

Carta de Colombo Veira à Jessie Jane comentando correspondências recebidas, lamentando a passagem das cartas pela censura e falando da necessidade de conversar com Jessie pessoalmente. Comenta superficialmente as diferenças entre o presídio de Ilha Grande e o P.P. Anexo: Carta de Colombo Vieira à Jessie Jane . Fala sobre seu estado de saúde, da dificuldade para que passe por exames e por tratamento médico adequado. Fala da possibilidade de viverem juntos “ao sabor da História” e de que em qualquer momento podem estar de volta à “realidade” (vida em liberdade ). Comenta notícias contemporâneas lidas em jornais que passam de preso para preso ao longo da manhã. Relata as medidas de higiene e o convívio com animais peçonhentos.

Jessie Jane Vieira de Souza

Resultados 1 até 10 de 24