Subsérie 01 - Governo do Estado de São Paulo

Nome do produtor

(1931-)

História administrativa

Criado em 1931, o Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) estruturou-se nos moldes da Taylor Society, dos Estados Unidos, e divulgou o processos racionalista de trabalho, em andamento nos grandes centros industriais, articulando a implementação do taylorismo no Brasil. Contou com o apoio dos empresários paulistas organizados pela Associação Comercial de São Paulo, tendo à frente o engenheiro Armando de Salles Oliveira, diretor do jornal "O Estado de S. Paulo", além do professor Roberto Mange, da Escola Técnica Liceu de Artes e Ofícios e da Escola Politécnica. Preocupado com os aspectos organizacionais e de formação profissional, realizou seus primeiros projetos em empresas particulares. Considerada a primeira empresa de treinamento no Brasil, a partir de 1934 dirigiu suas atividades para a administração pública, implantando a Reorganização Administrativa do Governo do Estado (Rage), inicialmente em São Paulo, e depois nos estados do Paraná, Pernambuco e Goiás. Em 1941, foi responsável pela estruturação do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (Cfesp) e, em 1942, pela criação do Curso de Organização Racional do Trabalho e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Entidade custodiadora

História do arquivo

Procedência

Doado pela direção da instituição em 1983.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Relatórios contendo estudos sobre as atribuições, organização, funcionamento e administração das seguintes Secretarias do Governo do Estado de São Paulo: Fazenda, Viação e Obras Públicas, Agricultura, Palácio, Justiça, Educação, Saúde Pública e Penitenciária, assim como de suas respectivas divisões e departamentos.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Ordenação por secretaria/orgão