Fundo RPM - Regina Müller

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL RPM

Título

Regina Müller

Data(s)

  • 1972-2013 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

18 caixas-arquivo de documentação textual, 1 caixa-arquivo de fotografias, 8 caixas-arquivo de materiais multimídia, 1 pasta em grande formato com jornais e cartazes, 1 caixa em grande formato de Fitas BetaCam, e materiais tridimensionais (10 cordões de algodão torcido, 4 colares e peças em cerâmica).

Área de contextualização

Nome do produtor

(1950-)

Biografia

Nascida na cidade de Americana, São Paulo, em 1950, e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 1971, Regina Müller é mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutora em Ciências Humanas (Antropologia) pela Universidade de São Paulo (USP), pós-doutoramento no departamento de Performance Studies pela New York University (NYU) e livre-docente em Antropologia da Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sua carreira acadêmica foi desenvolvida na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, Antropologia da Performance e Etnologia Indígena, atuando principalmente nos temas: artes indígenas, Asurini do Xingu, ritual, performance e dança. Foi Mestre Antropóloga da Funai de 1978 a 1982. Hoje, Regina Müller é docente aposentada do Departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entidade custodiadora

História do arquivo

A coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu esteve no Museu de Arqueologia e Etnologia e no Museu Plínio Ayrosa, ambos da USP, nos anos 70. A partir dos anos 80 foi guardada na residência da titular onde permaneceu até 2021. Neste ano, o acervo audiovisual que sempre foi guardado em sua residência e parte da coleção da cultura material foram para o AEL enquanto a outra parte da coleção passou a ser guardada pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A documentação chegou ao AEL pelo titular em 4 remessas. A primeira remessa contemplou correspondências, cadernos de campo da antropóloga, relatórios, fitas VHS e outras mídias. Com a segunda remessa foram adicionadas as peças tridimensionais produzidas pelos Asuriní e Xavantes, além dos originais das fotos relacionadas ao projeto desenvolvido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, bem como fitas de vídeo e CD Rom que trazem um resumo dos projetos desenvolvidos pela titular, parte sonora, fotos, entre outros. As terceira e quarta remessas, incorporadas em março e junho de 2022, respectivamente, trouxeram documentação textual, fotos e mídias sobre o povo Araweté, além de aumentar o acervo sobre os povos Asuriní e Xavantes. A listagem e identificação preliminar de grande parte do acervo foram feitas pelas alunas Isaura de Aguiar, doutoranda, e Sophia Ulguim, graduanda, ambas orientadas pelo professor Luís Felipe Sobral no âmbito do projeto Jovem Pesquisador FAPESP “Historiografia da Antropologia”.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação de Regina Aparecida Polo Müller em 25 de fevereiro de 2022.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O conjunto é constituído por documentos textuais, cadernos de campo, livros, manuscritos, produções acadêmicas, projetos e relatórios, jornais, cartazes, mapas e plantas, desenhos, materiais tridimensionais, iconográficos e audiovisuais reunidos no desenvolver dos projetos de pesquisa de Regina Müller. O acervo visual e peças da ornamentação corporal Xavante foram reunidos durante pesquisa de campo de 1972 a 1976, para elaboração de dissertação de mestrado de Regina Müller em Antropologia Social, “A pintura do corpo e os ornamentos Xavante”, defendida na Unicamp, em 1976. O acervo audiovisual e a coleção etnográfica da cultura material dos Asuriní do Xingu, Terra Indigena Koatinemo, no estado do Pará, foram coletados entre 1976 e 1982, durante pesquisa de campo para elaboração de tese de doutorado da titular, defendida na Universidade de São Paulo em 1987, durante ação indigenista (Projeto de Recuperação dos Asuriní do Koatinemo - Funai, 1978-1979) e durante pesquisa como docente do departamento de Artes Corporais do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre 1992 e 2013.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

Documentação não organizada.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Listagem.

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Acervo e Reserva Técnica.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados à área da Antropologia: Antonio Arantes, Associação Brasileira de Antropologia, Donald Pierson, Herbert Baldus, Mariza Corrêa, Peter Fry, Roberto Cardoso de Oliveira, Slides de Pesquisa Etnológica e Verena Stolcke.

Descrições relacionadas

Área de notas

Nota

O acervo completo da coleção etnográfica da cultura material Asuriní do Xingu se encontra no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Para a guarda no AEL foi selecionada uma amostra desse acervo completo com itens representativos das diversas categorias da cultura material Asuriní do Xingu. No Museu do Índio da Funai, no Rio de Janeiro, há uma coleção da cerâmica Asuriní reunida nos anos 78-79 e acervo visual do fotógrafo Renato Delarole que documentou a pesquisa.

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

10/03/2023 (criação)

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Barbara Anesi Carmo, técnica da Seção de Tratamento da Informação e Apoio à Pesquisa do AEL, em 10 de março de 2023.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados