Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
O conjunto é constituído por documentos textuais, documentos pessoais, fotografias, livros, periódicos, cartazes, capas de CDs e discos de vinil, materiais tridimensionais e multimídia produzidos e colecionados pelo titular ao longo de sua vida, tanto profissional quanto pessoal, e em sua participação no Movimento Negro.
O conjunto documental é constituído pelo material produzido e acumulado por Verena Stolcke ao longo da pesquisa de campo que desenvolveu, entre os anos de 1973 e 1979, com trabalhadoras eventuais das plantações de café da Fazenda Rio das Pedras, localizada no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. A antropóloga acompanhou e registrou as rotinas, relações familiares e condições de trabalho dessas mulheres, de modo que a documentação é composta por fotografias, cadernos de campo, apontamentos, notas de leitura e documentos diversos que permitem acompanhar o desenvolvimento das diferentes etapas da pesquisa, desde a coleta de dados, consulta às fontes, até a sistematização das informações e a construção de hipóteses. O conjunto também agrega alguns documentos de autoria de Armando Boito, assistente de Verena à época. Posteriormente essa pesquisa resultou no livro intitulado “Cafeicultura: homens, mulheres e capital (1850-1980)”.