Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística

Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística

• IBOPE

1945-2021

O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) foi fundado em 1942, em São Paulo, pelo paulista Auricélio Penteado, proprietário da Rádio Kosmos, que pretendia conhecer os índices de audiência de sua emissora. Ao constatar que sua rádio não era a das mais ouvidas, passou a dedicar-se exclusivamente às pesquisas. A partir de então, o Ibope passou a realizar pesquisas de mídia, opinião pública, política, consumo, comportamento, mercado, marca, propaganda e internet, caracterizando-se como fornecedor de informações para a tomada de decisões de marketing, propaganda e mídia, nas esferas empresarial, política e governamental. Data de 1986 a criação das duas empresas de pesquisa que classificam o material desse arquivo: Ibope Mídia e Ibope Opinião. Em janeiro de 2002, o Grupo Ibope extinguiu a emissão dos relatórios de pesquisa em papel, que passaram a ser enviados aos clientes exclusivamente via internet (Client Center). O grupo atuou amplamente no território brasileiro e foi uma multinacional de destaque nesse ramo na América Latina. Em 2015, após parte da empresa ser vendida, as atividades de pesquisas de opinião e de mercado do antigo Ibope deram origem ao Ibope Inteligência. Contudo, em janeiro de 2021, a empresa encerrou definitivamente suas atividades após o fim do contrato de cessão da marca com a Kantar Ibope Media.