A coleção reúne documentos de organizações de esquerda às quais Gilberto Mathias esteve ligado e que atuaram na clandestinidade no Brasil, entre 1960 e 1975. Funcionaram de forma dispersa quando se estabeleceram no exterior, aproximadamente no período compreendido entre 1970 e 1979. Contém comunicados, textos e publicações mimeografadas, panfletos e correspondência relativos às organizações: Política Operária (PO), Organização Revolucionária Marxista Política Operária (POLOP), Partido Operário Comunista (POC), Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-PALMARES), Ação Libertadora Nacional (ALN), Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e Democracia Socialista (DS). Reúne também documentos relativos à campanhas internacionais de ajuda aos presos políticos, bem como periódicos das organizações e outros de temas afins.
Sans titreDivulgação para formação em comitês em empresas e a greve contra o arrocho salarial. Tem como ilustração o rosto de um homem.
Contém textos de análise econômica e política para debate, ampliação dos partidos de trabalhadores; textos da IV Internacional e sobre a formação do Partido dos Trabalhadores.
Contém textos de políticas de organização, informes e documentos da "Campanha de identificação ideológica".
Contém manuais de guerrilha de autoria de Carlos Marighella e documentos para discussão e autocrítica.
Contém documentos referentes a orientação tática, assim como textos de análise política.
Contém comunicados internos da organização provenientes do país e do exterior; textos de contribuições e orientações para a atuação prática; balanços e avaliações de atividades; documentos sobre brasileiros no exterior e a Tribuna de Debates; série de documentos que avaliavam a atuação da guerrilha.
Compreende parte significativa da coleção produzida no exterior e que teve a finalidade de apoiar o trabalho das organizações que a mantiveram no Brasil e estão reunidos na Subsérie "Apoio Intelectual". Já a Subsérie "Apoio a presos políticos" apresenta material contido na coleção relativo à campanhas internacionais de defesa de direitos humanos ou à denúncias de presos políticos brasileiros.
Reúne documentos para divulgação internacionalde apoio aos presos e às famílias vinculados pela Anistia Internacional.
Contém documentação de organização interna como avaliação, relatórios e diretrizes para atuação de seus militantes, textos de temas políticos para reflexão do grupo, teses para o trabalho operário e plano de atuação no ABC.