Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Revista "EXTRA-Realidade Brasileira", ano I nº2, cuja matéria de capa é a autobiografia de Edimílson Lucas da Silva, um menor abandonado procurado pela polícia desde seus 8 anos de idade. O título da matéria é: Matar ou morrer!
A entrevista contém informações sobre o período de militância do entrevistado no movimento estudantil e posteriormente na AP (Ação Popular) e no PC do B.
Entrevista realizada por Mário Medeiros da Silva, com a colaboração de Alessandra Bagatim, na qual foram abordados, entre outros assuntos, as influências teóricas e literárias do entrevistado, aspectos estruturais e influências presentes no seu livro "Em Câmara Lenta", comparações com livros de outros memorialistas (Gabeira, Sirkis, guarany, Alex Polari, etc.) e a militância do autor na organização Ala Vermelha e seu desligamento da mesma.
Relatório do Departamento estadual de ordem política e social sobre a realização, de palestras comemorativas do 1º de maio no sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo. Inclui como anexos folhetos e revistas desse sindicato.
Entrevista realizada por Mário A. Medeiros da Silva, abordando aspectos literários e conteúdo dos livros dos memorialistas, análise e comparações entre eles, influências do exílio na obra de alguns escritores abordados. Aborda também, movimentos e organizações populares que surgem na segunda metade da década de 70 com o declínio da ditadura. Aspectos téoricos, literários e culturais que influenciaram o entrevistado e como inicia-se a sua militância na organização de esquerda Ala Vermelha. Aborda ainda questões ligadas às Artes Plásticas , Cinema, Teatro e Literatura, inclusive a experiência do entrevistado com produção artística na prisão. Incluem ainda trechos sobre a anistia, o processo de indenização paga aos perseguidos políticos e o panorama político do momento atual.
Depoimento sobre a situação do PCB em Porto Alegre desde meados da década de 1950: legalidade e clandestinidade, dissidências e mudanças de siglas do partido.
Entrevista com César Queiroz Benjamim, o Cesinha, ex-militante político do Movimento Revolucionário 8 de outubro/ MR-8. A entrevista possui transcrição.