Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
O subgrupo reúne documentos relativos à atuação de Milton Barbosa na Anhembi Eventos em dois momentos distintos, o primeiro em 1993 e o segundo entre 2001 e 2002, período em que atuou como Coordenador do Setor Operacional de Carnaval, Departamento de Carnaval. Após a demissão de Milton Barbosa e dos demais membros da diretoria, houve várias iniciativas pela recondução dos mesmos aos respectivos cargos.
A série contém apontamentos de Milton Barbosa que se referem, principalmente, ao período em que atuou como Coordenador Estadual do MNU-SP, entre 2003 e 2006, embora alguns documentos correspondam à sua posição como Coordenador Nacional de Relações Internacionais, entre 2007 e 2010, mas que se relacionam com o MNU-SP. Os documentos reúnem anotações sobre reuniões; a criação da campanha “Mano, não morra, não mate”; as questões do Haiti e o esboço de um manifesto sobre a abordagem racista ocorrida no metrô - SP contra Edmilson Q. Reis, ilustrador do movimento Hip Hop.
A série reúne documentos manuscritos produzidos por Milton Barbosa, tal como as anotações de cursos, de congressos, resumos de livros, artigos e textos em geral. Possui anotações esparsas sobre temas ligados à questão racial, listas de contatos e de despesas.
A série reúne documentos produzidos pela Coordenadoria Nacional de Formação e alguns documentos da Coordenadoria Estadual de São Paulo que se confundem com a nacional, tal como o trabalho produzido por José Carlos Gomes dos Anjos, MNU-RS. Conta ainda com duas apostilas históricas do MNU, a de Formação para Novos Filiados, produzida em fevereiro de 1992 em São Paulo, e a brochura de 1999, Módulo I: “Pressupostos para Reflexão do Processo de Consciência Negra”, com apoio da CUT-RJ. Outras apostilas, algumas incompletas, trazem discussões e projetos políticos sobre os seguintes temas: reparações e civilizações africanas anteriores à invasão.
A série reúne artigos publicados em diferentes meios de divulgação, tal como revistas e cadernos. O artigo “Desigualdade de Gênero e Raça: o informal no Brasil em 1910”, de Alice Rangel, Angela Filgueiras e Bila Sorj, publicado na Revista de Estudos Femininos, em 1994, enquanto o artigo de Ollie A. Johnson, traduzido por Elizabeth S. Ramos, intitulado “Explicando a Extensão do Partido dos Panteras Negras: o papel dos fatores internos”, foi publicado no Caderno CRH No. 35, em Salvador-BA, em 2002. Conta ainda com o texto de Ivo Pereira de Queiróz – professor da PUC-RS e membro do MNU-PR, intitulado “Educar para o Axé: Elementos para um modo de ser africano”, de 2003, que faz parte da obra: “Tecnologia e Sociedade: (im) possibilidades”, de 2003. Por último, o artigo sobre o Ensino de História da África, que utiliza como fonte de análise os dados da Lei No. 10.639, de 9/01/2003, publicado, provavelmente, a partir de 2003, sem autoria definida.
A série reúne documentos das Assembleias da Coordenadoria Estadual do MNU – SP; de reuniões da Coordenadoria e também recibo de registro de Ata em cartório. Destaca-se no conjunto a Ata da reunião realizada em 25/01/1987 do Grupo de Trabalho de Franca, na qual esteve presente Milton Barbosa.
A série é composta por: decreto, estatutos, leis, projetos de lei, medida provisória, notas, pareceres, regimentos e resoluções. São documentos de criação, instituição e regulamentação de ações e de entidades governamentais e do Movimento Negro, voltadas para o combate ao racismo, a promoção da igualdade racial, a difusão e preservação da cultura negra, as políticas de ações afirmativas para afrodescendentes e a saúde da população negra. Consta também documento sobre o processo penal e legislação no Peru.
Os documentos reunidos na série “Boletim”, referem-se ao “Árvore das Palavras”, publicação criada por um grupo de estudantes da USP que, no final dos anos 1970, discutia sobre a questão racial no espaço universitário, do qual Milton Barbosa fez parte como estudante de economia da USP.
A série reúne boletins produzidos pela Coordenação Nacional do MNU, inicialmente intitulado Boletim Informativo Nacional e, posteriormente, a partir de novembro de 1996, como Correio Nagô. Ambos tiveram circulação interna. O conjunto conta com um manuscrito de Milton Barbosa orientado para a elaboração do boletim. Outros boletins, não produzidos exclusivamente pelo MNU, integram o conjunto, como: Boletim do Comitê Preparatório ao Tribunal Internacional África; do Comitê pela retirada das tropas do Haiti e da Red de Organizaciones Afro-Americanas.
Os documentos referem-se, principalmente, às notícias sobre a atuação política dos deputados petistas negros, incluindo membros do núcleo de negros do Partido dos Trabalhadores presentes no Congresso Nacional Brasileiro, como Edson Portilho, Sebastião Arcanjo (Tiãozinho) e Alberto Silva. Reúne também boletins, tanto analógicos quanto digitais, produzidos pelo diretório estadual do Partido dos Trabalhadores.