Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Composta por correspondência enviada por Octavio Brandão a familiares, políticos e amigos solicitando notícias, relatando assuntos pessoais e suas atividades políticas e culturais.
Cartas (cópias e originais datilografadas e manuscritas, algumas com anotações) enviadas à Laura Brandão enquanto estava em Paris, a amigos e às suas filhas que se encontravam nos campos de pioneiros durante as férias de verão e o período da guerra. Há também cartas enviadas a intelectuais, parentes e às filhas que ficaram na União Soviética depois de sua volta ao Brasil.
Composta por escritos, discursos, ensaios, poesias e artigos sobre temas diversos: literatura, artes, religião, filosofia, situação política do Brasil e da América Latina e textos sobre o Partido Comunista.
Textos que foram veiculados pela Rádio Moscou, com programas em português, com transmissão para o Brasil e países da América Latina, assim como Portugal, Espanha e colônias de Portugal na África e eventualmente publicados por órgãos da imprensa na União Soviética, como o jornal Pravda e a Agência TASS, abordando relatos da invasão alemã à União Soviética e temas políticos.