O arquivo de Octavio Brandão reúne documentação pessoal, correspondência, textos pessoais e de terceiros, além de vasta biblioteca cujos títulos são relevantes para a história social e política da república, entre 1917 e 1979. A produção intelectual traz textos escritos para a imprensa, manuscritos de obras, textos de estudos políticos, literários e autobiográficos. As cadernetas trazem registros autobiográficos e das atividades na clandestinidade, bem como comentários sobre as questões nacionais. Os cadernos apresentam estudos das teses do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) e dos Congressos do Partido Comunista do Brasil (PCB). Há grande quantidade de documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1937-1946), composto por manuscritos de obras, correspondência – principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra e intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos sobre diversos temas, textos com relatos de guerra, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, recortes, mapas, folhetos e periódicos. Reúne também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão: poemas, cadernos e algumas cartas.
Octavio BrandãoComposta por manuscritos de obras, correspondência, textos biográficos e autobiográficos, grande quantidade de estudos sobre temas diversos, documentos pessoais, recortes, mapas, folhetos e periódicos. Encontra-se também pequena quantidade de documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão.
Octavio BrandãoOriginais de textos de autoria do titular, cadernetas com anotações e pequena quantidade de recortes de jornais.
Octavio BrandãoPredominantemente documentos referentes ao período de exílio na União Soviética (1931-1946): manuscritos de obras, correspondência, principalmente com e entre suas filhas durante o período da guerra, mas também com intelectuais, textos biográficos e autobiográficos, recordações da vida na Europa, grande quantidade de estudos, material escrito para o programa da Rádio Moscou, documentos pessoais, livros, recortes, mapas, folhetos, periódicos e fotografias. Encontra-se também documentação de sua esposa, a poetisa Laura Brandão.
Octavio BrandãoLaura Brandão foi poetisa, pedagoga e uma das fundadoras do Comitê de Mulheres Trabalhadoras, ligado ao Bloco Operário e Camponês e primeira associação de massa de mulheres sob a influência do Partido Comunista no Brasil. Trabalhou na Rádio Moscou com um programa sobre o Brasil, dirigido à América Latina e lutou no front durante a guerra entre Alemanha e União Soviética. A série documental é composta por notações biográficas, correspondência, fotografias, homenagens póstumas e recordações, poemas e textos, recortes e documentos particulares.
Octavio BrandãoReúne textos para composição de biografia de Laura Brandão.
Octavio BrandãoComposta por convites e prospectos de eventos em homenagem à Octavio Brandão.
Octavio BrandãoSubsérie composta por artigos de autoria de Octavio Brandão publicados nos jornais: Folha do Povo, Jornal de Debates, A Classe Operária, Imprensa Popular, Voz Operária, Gazeta de Alagoas, Jornal de Alagoas, Diário de Alagoas, O Semanário e Luta Democrática.
Octavio BrandãoComposta por textos de autoria do titular para composição de sua autobiografia.
Octavio Brandão