Mostrando 4 resultados

Descrição arquivística
Somente descrições em nível superior Argentina Coleção
Visualizar impressão Visualizar:

Fernando Sánchez

  • BR SPAEL FS
  • Coleção
  • [1970-1985, com lacunas]

A coleção é composta, principalmente, por recortes de jornais e revistas que retratam o movimento e organização de trabalhadores de diversos países, mas com predominância da América Latina, em especial da Argentina. Contém ainda folhetos de organizações de esquerda e periódicos, em sua maioria da década de 1980.

Fernando Sánchez

Fundación Pluma

  • BR SPAEL PLUMA
  • Coleção
  • [1944-1992, com lacunas]

O conjunto documental abrange: 1) documentos referentes ao primeiro período organizacional na Argentina, do Grupo Obrero Marxista (GOM) ao Partido Socialista de los Trabajadores (PST); 2) documentos referentes ao segundo período na Argentina, desde o inicio do Movimiento al Socialismo (MAS) em 1982 até maio de 1992; 3) documentação internacional referente aos distintos períodos construtivos da corrente: Quarta Internacional (SU-QI), congressos, debates, tendências, campanhas, etc., bem como a documentação de parte da construção da Liga Internacional de los Trabajadores (LIT-Quarta Internacional); e 4) publicações e documentos de diversas organizações trotskistas e países. No contrato de doação, os representantes da Fundación Pluma esclarecem que os documentos relativos à atividade internacional centralizada durante o período em que Nahuel Moreno e sua equipe trasladaram-se da Argentina para a Colômbia devido à repressão ditatorial (1977-1982), não formam parte da documentação transferida ao AEL, pois esses documentos não estavam em posse da Fundación.

Fundación Pluma

Liborio Justo

  • BR SPAEL LJ
  • Coleção
  • 1930-1976 (com lacunas)

O conteúdo da biblioteca esta relacionado à esquerda latino-americana, no qual se destacam documentos do movimento trotskista boliviano; folhetos, periódicos e boletins da esquerda distribuídos na Argentina, Peru, Chile, Brasil, México, Cuba, entre outros; revistas, folhetos, boletins das correntes de extrema esquerda norte-americanas; revistas culturais do movimento negro; recortes de periódicos utilizados pelo titular para elaborar suas principais obras; revistas políticas argentinas da década de 50; correspondências internacionais e sul-americanas da Internacional Comunista; diários de orientação, revistas culturais; cadernos para o progresso do Partido Comunista Argentino; revistas e periódicos editados antes e durante o governo de Allende, no Chile.

Liborio Justo

Perón Era Political Pamphlets and Monographs

  • BR SPAEL PPP
  • Coleção
  • 1918-1958

Fonte preciosa para os estudos dos antecedentes, ascensão, governo e queda de Perón, a coleção dá ênfase às ideologias desenvolvidas e influências exercida pelo exército e classe trabalhadora, a partir dos anos 1930, sobre os estudantes universitários e militares. Incluem ideias sobre liberalismo, socialismo, conservadorismo, comunismo, catolicismo e trotskismo. Itens da coleção detalham o impacto do “Prebisch Plan”, a carta magna da Revolução Libertadora e proporciona o estudo e definições do peronismo através do que se ensinava na Escuela Superior Peronista e as publicações da Subsecretaria de Informaciones. Contém títulos anteriores ao golpe militar de 1943, que deu visibilidade a Perón como Ministro de Estado, e oferece informações valiosas sobre as ideias e as condições que o levaram ao poder. Inclui escritos e discursos de Perón produzidos entre 1940 e 1955, panfletos, publicações do governo, monografias, escritos de intelectuais, líderes de trabalhadores e políticos.

Boston Public Library