Abrange religião em geral e em especial sobre catolicismo no Brasil e seus expoentes, com pequenas anotações manuscritas, folhetos e panfletos distribuídos por diversas casas religiosas e uma coleção de recortes de 1951-1971.
A coletânea de recortes percorre o período de 1952-1964 e tem como temas: litígios entre camponeses e proprietários, reforma agrária, ligas camponesas, treinamento anti-guerrilha e organizações rurais. Também possui o rascunho manuscrito de uma obra que seria intitulada A questão agrária. Recortes, anotações e textos.
Estudos de Octávio Brandão sobre o desenvolvimento das artes na humanidade, ilustrando seus apontamentos com recortes sobre artistas e obras significativas. Faz um acompanhamento da produção das artes no Brasil (música, artes plásticas, cinema, teatro e arquitetura), através de recortes de jornais e revistas.
Fragmentos de documentos diversos: carta do Embaixador D. Luiz Sarmiento ao Rei da Espanha, informando sobre uma grande expedição portuguesa ao Brasil; e Reais Cédulas ao Rei de Portugal e a D. Luiz Sarmiento de Mendonza, Embaixador da Espanha; contestando sobre receios de ocupação portuguesa e terras espanholas; e sobre a falsa crença de uma ocupação espanhola na cidade de Assumpção. Datadas de 11 jul. 1535 e 13 jun. 1554, respectivamente. 1p (cm/SBH) (c/anotação de SBH comparando as informações de Sarmiento com as de Orue)
Fragmentos, em francês, faltando as páginas iniciais, contendo descrição de nações indígenas: caracteres físicos, costumes, sua catequização; e sobre descobrimento de minas de ouro. (cm/SBH)
Fragmentos, em espanhol, sobre a região da Ilha de Santa Catarina e território adjacente, citando os povos indígenas encontrados na época da chegada dos invasores. s. l. d. (cm/SBH)