Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Para mais informações, consulte a Política de Privacidade da Unicamp no seguinte link: https://privacidade.unicamp.br/escritorio/politica-de-privacidade/
Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
Material (em formato de cadernos e pastas) organizado por Octavio Brandão, com recortes de jornais e revistas com assuntos que estudava ou recortes de jornais com temas relacionados a comunismo, Partido comunista, artigos de sua autoria ou a seu respeito. Colecção no. 1 (Valla Commum, Recife, 1914); Colecção no. 2 (Flores e pedradas, Maceió, 1918); Colecção no. 3 (Em marcha para o futuro, Rio de Janeiro, 1919); Coleção no. 4 (Rio de Janeiro, 1948); Coleção no. 5 (Com fotografias de Alagoas, 1960); Coleção no. 6 (Março 1961); [Coleção no. 7?] identificada por Artigos e notas publicados.
Composta por anotações manuscritas, rascunhos da 1a. edição e da 2a. edição do 1o. volume do livro Canais e Lagoas-obra que defende a existência e a exploração de petróleo no Brasil, mais especificamente no estado de Alagoas e que é fruto de um estudo, teórico e de campo, feito sobre as propriedades geológicas, mineralógicas e sociais de alagoas, e de uma conferência sobre este estudo em Maceió, na qual provou a existência de petróleo no estado e a importância de sua exploração.