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Repositório Digital de Documentos Arquivísticos Permanentes e Sistema Informatizado de Acervos Permanentes da Unicamp
É composta por documentos pessoais, correspondência enviadas e, em sua maioria, recebidas por Hilda Hilst; artigos de jornais relacionados à vida particular da autora; cadernos escolares; agendas com notas sobre seu cotidiano, amigos, afazeres, entre outros apontamentos; fotografias que registram a vida da titular e amigos; anotações sobre sonhos, leituras, misticismo; desenhos que em sua maioria foram produzidos pela titular, e alguns trabalhos de terceiros; originais de produção literária e critica de Apolônio Hilst e um conjunto de correspondências recebidas e enviadas por ele.
O fundo é constituído de originais manuscritos e datiloscritos, abarcando a produção intelectual da titular e de terceiros (destacando-se aqui o material produzido por seu pai, Apolônio de Almeida Prado Hilst). Também compõem o acervo os cadernos de anotações e de estudos, correspondências, fotografias, agendas, desenhos, recortes de jornais e publicações referentes à vida pessoal da titular e às suas atividades como escritora. Os temas recorrentes no fundo estão ligados à literatura, religião, filosofia, política, poesia, teatro, prosa de ficção, crônicas e artes em geral.
São artigos que registram a presença da titular em jantares, premiações, homenagens, viagens, além de comentários de jornalistas e escritores sobre encontros com ela, opiniões pessoais da escritora sobre assuntos variados, entre eles, artigos sobre divergências da titular com a prefeitura de Campinas quanto ao pagamento do IPTU, sobre sua participação no Programa do Artista Residente da Unicamp, o período de internação, a compra de seu acervo pela Unicamp.
Composta por cartas, em sua grande maioria, recebidas pela titular de amigos e familiares referentes à sua vida pessoal. Destacando-se entre variados temas, o cotidiano na Casa do Sol, eventos particulares da vida da titular e de terceiros, espiritualidade, viagens, manifestações de admiração, bem como cartas a respeito de assuntos financeiros, jurídicos e outros concernentes à personalidade pública da titular, por exemplo, no sentimento e no cuidado com os cães. Sobejam em boa parte das cartas assuntos sobre literatura.
Formado por originais da produção literária da titular nos quatro gêneros que ela produziu: poesia, teatro, prosa de ficção e crônicas; por cartas e artigos de jornais sobre essa produção, montagens teatrais, lançamentos de livros, traduções, antologias; além de originais e de livros de terceiros enviados a titular.
O subgrupo foi pensado no sentido de agrupar cartas, artigos de jornais e trabalhos acadêmicos que tratam de mais de um livro ou de um ou mais gêneros, quando não todos, praticados pela titular. É, ainda, composto por originais da titular que foram publicados apenas em jornais e/ou revistas, por manuscritos que, no tratamento documental, não foram identificados com nenhuma das obras lançadas pela titular, por documentos relacionados às peças 'HH (Infome-se)' e 'Kelbilim, o cão da divindade', além do material de um programa de rádio intitulado 'Travessia literária', todos relacionados a mais de um título publicado pela escritora.
Cada livro lançado pela titular tornou-se uma série dentro do subgrupo, em cada uma delas há manuscritos, cartas, artigos de jornais e trabalhos acadêmicos sobre os respectivos títulos, seus lançamentos, traduções e adaptações para o teatro.
Constam versões e fragmentos de versões do livro; artigos de jornal divulgando as duas edições do livro, 1992 e 2002; contrato e recibo; convites para o lançamento do livro e textos sobre duas adaptações teatrais, além de cartas e artigos atinentes às adaptações.
São textos de crítica ao conjunto de sua produção literária, sobre lançamentos de livros em conjunto, destacam-se entre os artigos, no entanto, entrevistas com a titular falando sobre sua obra, os temas e problemas levantados em sua produção, as personagens, a repercussão de seus livros e sobre seu processo de criação, além de comentários sobre outros escritores e o mercado editorial. Assim como artigos sobre o lançamento do 'Caderno de Literatura Brasileira' do Instituto Moreira Salles e o das 'Obras Reunidas', publicadas pela Editora Globo.