Sin título

Área de identidad

Tipo de entidad

Forma autorizada del nombre

Forma(s) paralela(s) de nombre

    Forma(s) normalizada del nombre, de acuerdo a otras reglas

      Otra(s) forma(s) de nombre

        Identificadores para instituciones

        Área de descripción

        Fechas de existencia

        Historia

        (área extinta)
        Desde a criação da FCM em meados da década de 60 do século XX, a Faculdade sempre teve a
        preocupação de manter em seu quadro estrutural, áreas destinadas a auxiliar seus docentes na
        criação e apoio de materiais didáticos bem como a auxiliar no suporte de equipamentos de
        projeção para ações de ensino. Até início dos anos 80 estas áreas eram compostas por um setor
        de recursos visuais que basicamente davam suporte a projeções às aulas de graduação e uma área
        de desenho que produzia materiais ilustrativos para a confecção de materiais didáticos (livros,
        apostilas, diapositivos e cartazes informativos). Paralelamente a isto se dava início a era
        computacional com a criação de uma comissão de informática que a despeito das duas áreas
        citadas funcionava independentemente e com coordenadores diferentes, mas todas ligadas à
        diretoria da FCM. Por volta de 1986, com a chegada do Prof. Pinotti à reitoria da Unicamp,
        houve uma reformulação interna e aglutinaram-se as áreas de apoio e desenho criando assim um
        centro de recursos audiovisuais, onde além das atividades já descritas criava-se, também, um
        laboratório de revelação de diapositivos coloridos (cromo) e fotos branco e preto, além de uma
        área de documentação científica onde eram atendidas solicitações de documentação fotográfica
        de casos clínicos de interesse científico bem como processados os cromos e fotos deste material.
        No início dos anos 90, com a transformação computacional da FCM, foi criada uma área de
        computação gráfica no então laboratório de informática onde se produzia diapositivos através de
        um equipamentos chamado Pallete e todo o processo de produção estava intimamente ligada ao
        então centro de recursos audiovisuais onde eram processados todos os filmes de cromo
        produzido no laboratório de informática. Em 1993, através de uma reformulação do então diretor
        da FCM, o Prof. Fernando Ferreira Costa, esta área de computação gráfica foi transferida para o
        centro de recursos audiovisuais e a característica de tipo de serviços, também, mudou sendo
        incorporado mais uma modalidade de serviços oferecidos pela área de audiovisuais. Em 1996,
        como parte de um projeto de otimização da pesquisa na FCM a congregação da FCM aprovou a
        criação da Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional, onde além das atividades descritas incorporado o laboratório de informática e criados subáreas de edição e editoração de
        textos e teses.
        Plano de Reformulação do Setor de Apoio Didático da Diretoria de Apoio Didático Científico e
        Computacional da FCM Unicamp. dez 2004.
        A subárea de editoração obteve extinção de suas atividades em 2010, bem como em 2014 houve
        uma reformulação na área se separado em duas sendo: Suporte Didático e Divulgação Científica
        e Núcleo de Tecnologia da Informação.
        Dessa maneira o fundo documental da Diretoria de Apoio Didático Científico e Computacional é
        fechado, onde documentos produzidos e recebidos posteriormente à extinção do setor estão
        sendo organizados segundo sua proveniência nos seguintes fundos: Suporte Didático e
        Divulgação Científica, Núcleo de Tecnologia da Informação.
        O Coordenador da DADCC, também, atuou no processo de criação da área de “Ensino à
        Distancia”. Em decorrência de sua atuação encontra-se uma coleção do Ensino à Distância junto
        à DADCC.

        Lugares

        Estatuto jurídico

        Funciones, ocupaciones y actividades

        Mandatos/fuentes de autoridad

        Estructura/genealogía interna

        Contexto general

        Área de relaciones

        Área de puntos de acceso

        Puntos de acceso por materia

        Puntos de acceso por lugar

        Occupations

        Área de control

        Identificador de registro de autoridad

        Identificador de la institución

        Reglas y/o convenciones usadas

        Estado de elaboración

        Nivel de detalle

        Fechas de creación, revisión o eliminación

        Idioma(s)

          Escritura(s)

            Fuentes

            Notas de mantención