Colección HI - História da Industrialização

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL HI

Título

História da Industrialização

Fecha(s)

  • 1889-1945 (Creación)

Nivel de descripción

Colección

Volumen y soporte

7 metros lineares de documentação textual, microfilmes (com reproduções de documentos e periódicos), aprox. 500 livros, 543 fotografias, 1.321 negativos fotográficos, 5 fitas de vídeo e 1 exposição fotográfica circulante (240 pôsteres em madeira).

Área de contexto

Nombre del productor

Historia biográfica

Institución archivística

Historia archivística

A documentação reunida nesta coleção é resultado do trabalho de pesquisa realizado pelo projeto "Imagens e História da Industrialização no Brasil 1889-1945", sob responsabilidade do professor Paulo Sérgio Pinheiro, e financiado por meio do convênio firmado entre o Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através da Secretaria de Tecnologia Industrial (STI), e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp em dezembro de 1975. O projeto foi desenvolvido em duas fases durante o período de fevereiro de 1976 a março de 1978. O objetivo era localizar, reproduzir e centralizar no AEL documentos que pudessem contribuir para o estudo da história empresarial e industrial do Brasil, nos seus aspectos econômicos, financeiros e sociais, e que se encontravam fragmentados e dispersos em diversos arquivos públicos, de instituições e empresas do estado de São Paulo. Constavam entre as ações do projeto o levantamento e microfilmagem de arquivos ligados à história industrial, levantamento e preservação da iconografia relacionada com a memória industrial, recolhimento de depoimentos de empresários e antigos funcionários das indústrias e a sistematização e apresentação de todo o material levantado sob a forma de produções audiovisuais. Como resultado, foram produzidos os documentários curta-metragens "Libertários" (1976) e "Chapeleiros" (1983), com direção de Lauro Escorel Filho e Adrian Cooper, respectivamente, e uma grande exposição de fotografias no Museu de Arte de São Paulo, em setembro de 1977.

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Paulo Sérgio Pinheiro, coordenador do projeto "Imagens e História da Industrialização no Brasil 1889-1945", em 1976.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Reúne principalmente cópias de documentos manuscritos, impressos, fotográficos e/ou audiovisuais das indústrias: Fábrica de Tecidos São Luis (Itu), Fiação e Tecelagem São Pedro (Itu), Fiação e Tecidos São Bento (Jundiaí), Argos Industrial S.A. (Jundiaí), Fiação e Tecelagem Azem (Jundiaí), Ferrovia Paulista S.A. Fepasa (Jundiaí), Cia Têxtil Santa Basilissa (Bragança Paulista), Votorantim S.A. (Sorocaba), Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo (São Paulo), Cia. Melhoramentos (São Paulo), Lanifício Fileppo S.A. (São Paulo), Fábrica de Vidros Santa Marina (São Paulo), Cia. Light (São Paulo), Fábrica de Fiação e Elásticos Godoy (Campinas), Fábrica de Elásticos Hermann Landwehrkamp (Campinas), Cervone S.A. (Santa Bárbara D'Oeste), entre outras. Contém ainda gravação e filmagem de depoimentos orais e materiais como livros, folhetos e periódicos com foco no processo de industrialização brasileira, adquiridos na vigência do projeto para auxiliar e subsidiar o trabalho das equipes.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias a fim de preservar os originais.

    Instrumentos de descripción

    Catálogo de contatos fotográficos.

    Generated finding aid

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo: Sala 1 (Fotografias e Audiovisuais), Sala 2 (Livros) e Sala 4 (Textuais)

    Existencia y localización de copias

    Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL os documentários "Libertários e Chapeleiros", disponíveis no tombo CPDS DVD/00372.

    Descripciones relacionadas

    Nota de publicación

    FONTES para o estudo da industrialização no Brasil 1889/1945. Campinas, SP: a Universidade, 1981. 117 p. (Cadernos do Arquivo Edgard Leuenroth, 2)

    Nota de publicación

    PINHEIRO, Paulo Sérgio. A classe operária no Brasil: documentos (1889 a 1930). Coautoria de Michael McDonald Hall. São Paulo, SP: Alfa Omega, 1979- . nv., il. (Biblioteca Alfa-Omega de ciências sociais, Série 1. Política).

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    01/10/2002 (criação)
    03/2021 (revisão)

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico e Atendimento do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisão e complementação realizadas por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.

        Área de Ingreso