Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1967-1973; 1984; 1987-1989 (Produção)
Nível de descrição
Série
Dimensão e suporte
52 relatórios de pesquisa (0,25 metro linear de documentos) reproduzidos em 1 rolo de microfilme 16mm.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
O IBOPE Opinião, até meados de 2007 quando juntamente com outras 3 empresas passou a integrar a IBOPE Inteligência, tinha como missão elaborar pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação para retratar atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais. Além de meios de comunicação e estrategistas de campanhas eleitorais, muitos outros órgãos e instituições contratavam a empresa para trabalhos exclusivos: entidades de classe, administrações públicas (prefeituras, governos, secretarias, ministérios), gestores de serviços públicos, ONGs e empresas dos mais variados ramos. Para a realização desse tipo de estudo, valia-se de pesquisas quantitativas, qualitativas, e diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet, pelo correio) abordando os seguintes temas, técnicas e metodologia: 1) Intenção de voto pesquisa geralmente realizada em prazos bastante curtos, mede fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região, etc. 2) Pesquisa de estratégia política - instrumento para campanhas políticas, com aplicação de questionários elaborados sob medida para cada cliente, possibilita aferir o potencial inicial da candidatura, definir alianças, estruturar propostas e discursos do candidato, auxiliando na construção da sua imagem. 3) Satisfação com serviços públicos -pesquisa que afere a satisfação com programas e serviços, procurando soluções de melhoria e contribuindo para a continuidade do projeto político e a consolidação da boa imagem do administrador. Tal avaliação é realizada em setores como: unidades de saúde, educação, transporte coletivo, atendimento ao cidadão, programas sociais, etc. , resultando numa análise que gera o Índice Geral de Satisfação. 4) Avaliação de administrações públicas - estudo para que os gestores públicos possam conhecer as expectativas da população e definir estratégias administrativas e de comunicação. Alguns exemplos de trabalhos nessa área: a) Pesquisa de Monitoramento - levantamento de opiniões sobre a atuação do governo, realizada junto aos diversos segmentos sociais. b) Pesquisa Estratégica - oferece subsídios para qualificar planejamentos e proporcionar segurança na execução de novos projetos. c) Pesquisa Relâmpago - planejadas e executadas para fornecer resultados objetivos em poucas horas, quando alguma medida precisa ser tomada frente a algum fato novo e de grande impacto social. 5) Pesquisa de consumo e mercado - avalia a receptividade e aceitabilidade de produtos de consumo, assim como novos empreendimentos. As pesquisas são realizadas com amostras da população pesquisada e detalhamento por regiões, padrão da área e por outros critérios de interesse do cliente, que participa da estruturação do trabalho definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, praças e mercados pesquisados, entre outros).
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Relatórios de pesquisas sobre preferências musicais, cuja maioria visa levantar junto ao universo em estudo opiniões relacionadas à preferência de música, que são apresentadas em lista que compõe a pesquisa. Há também pesquisas de mercado sobre estilo musical, sobre as músicas mais tocadas nas rádios (AM e FM) e TV, preferência de cantores e conjuntos e uma pesquisa de interesse pelo frevo e seus intérpretes.
Abrangem as seguintes cidades e adjacências: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
Organização cronológica pela data da realização da pesquisa.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre
Condiçoes de reprodução
Reprodução para trabalhos acadêmicos permitida em meio digital, através de microfilmes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário impresso via computador na sala de consulta do AEL
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Localização de originais: null; Localização Física: IBOPE PE-PM 001-002, microfilme IBOPE MR/360
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Veja mais pesquisas de música na série Pesquisas Especiais (OPP PE) desse mesmo grupo documental.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
24/07/2006