Série PE-PTR - Análise de Imagem da Petrobrás

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL IBOPE-OPP-PE-PTR

Título

Análise de Imagem da Petrobrás

Data(s)

  • 1986-1991 (Produção)

Nível de descrição

Série

Dimensão e suporte

65 relatórios de pesquisa (0,63 metro linear de documentos) reproduzidos em 7 rolos de microfilmes 16 mm.

Área de contextualização

Nome do produtor

Biografia

O IBOPE Opinião, até meados de 2007 quando juntamente com outras 3 empresas passou a integrar a IBOPE Inteligência, tinha como missão elaborar pesquisas de opinião, estudos e prognósticos de investigação para retratar atitudes e opiniões dos brasileiros, mediante uma grande diversidade de temas sociais, políticos e governamentais. Além de meios de comunicação e estrategistas de campanhas eleitorais, muitos outros órgãos e instituições contratavam a empresa para trabalhos exclusivos: entidades de classe, administrações públicas (prefeituras, governos, secretarias, ministérios), gestores de serviços públicos, ONGs e empresas dos mais variados ramos. Para a realização desse tipo de estudo, valia-se de pesquisas quantitativas, qualitativas, e diversos meios de coletas de dados (entrevistas pessoais, telefônicas, pela Internet, pelo correio) abordando os seguintes temas, técnicas e metodologia: 1) Intenção de voto – pesquisa geralmente realizada em prazos bastante curtos, mede fatores como rejeição, potencial de voto, influência de apoios, problemas da região, etc. 2) Pesquisa de estratégia política - instrumento para campanhas políticas, com aplicação de questionários elaborados sob medida para cada cliente, possibilita aferir o potencial inicial da candidatura, definir alianças, estruturar propostas e discursos do candidato, auxiliando na construção da sua imagem. 3) Satisfação com serviços públicos -pesquisa que afere a satisfação com programas e serviços, procurando soluções de melhoria e contribuindo para a continuidade do projeto político e a consolidação da boa imagem do administrador. Tal avaliação é realizada em setores como: unidades de saúde, educação, transporte coletivo, atendimento ao cidadão, programas sociais, etc. , resultando numa análise que gera o Índice Geral de Satisfação. 4) Avaliação de administrações públicas - estudo para que os gestores públicos possam conhecer as expectativas da população e definir estratégias administrativas e de comunicação. Alguns exemplos de trabalhos nessa área: a) Pesquisa de Monitoramento - levantamento de opiniões sobre a atuação do governo, realizada junto aos diversos segmentos sociais. b) Pesquisa Estratégica - oferece subsídios para qualificar planejamentos e proporcionar segurança na execução de novos projetos. c) Pesquisa Relâmpago - planejadas e executadas para fornecer resultados objetivos em poucas horas, quando alguma medida precisa ser tomada frente a algum fato novo e de grande impacto social. 5) Pesquisa de consumo e mercado - avalia a receptividade e aceitabilidade de produtos de consumo, assim como novos empreendimentos. As pesquisas são realizadas com amostras da população pesquisada e detalhamento por regiões, padrão da área e por outros critérios de interesse do cliente, que participa da estruturação do trabalho definindo prioridades ou enfoques (público-alvo, amostragem, praças e mercados pesquisados, entre outros).

Entidade custodiadora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Pesquisas de opinião encomendadas pela Petrobrás, que visam sobretudo a análise da imagem da empresa e as quais propagam-se para temas variados. Encontram-se pesquisas para aferir o prestígio da Petrobrás junto à população, relatórios com levantamentos de subsídios para planejamento de comunicação social e avaliações sobre propagandas, produtos oferecidos e patrocínios efetuadas pela empresa, bem como o reconhecimento da marca BR. Há também relatórios com levantamentos de opinião da população sobre postos de abastecimento (em particular os da Petrobrás), sobre o preço da gasolina e as razões que justificam os aumentos, sobre o monopólio da Petrobrás no ramo petrolífero e até pesquisas sobre greves de petroleiros e ações da empresa em relação à preservação ambiental.
As pesquisas foram realizadas nas seguintes cidades e regiões, entre outras: Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Paulo e adjacências, Brasília, Manaus, Natal, Rio de Janeiro.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

As pesquisas encontram-se em ordem cronológica.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Localização de originais: null; Localização Física: IBOPE PE-PTR 001-004, microfilmes IBOPE MR/331-MR/337

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

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Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

Estado atual

Nível de detalhamento

Completo

Datas de criação, revisão, eliminação

28/03/2008

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Zona da incorporação

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