Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1933-1978 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
14 metros lineares de documentação textual, 3.500 publicações, 1 folheto, 6 títulos de periódicos, além de 24 caixas-arquivo e 4 pastas em grande formato de documentação não avaliada.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Criado em 1931, o Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) estruturou-se nos moldes da Taylor Society, dos Estados Unidos, e divulgou o processos racionalista de trabalho, em andamento nos grandes centros industriais, articulando a implementação do taylorismo no Brasil. Contou com o apoio dos empresários paulistas organizados pela Associação Comercial de São Paulo, tendo à frente o engenheiro Armando de Salles Oliveira, diretor do jornal "O Estado de S. Paulo", além do professor Roberto Mange, da Escola Técnica Liceu de Artes e Ofícios e da Escola Politécnica. Preocupado com os aspectos organizacionais e de formação profissional, realizou seus primeiros projetos em empresas particulares. Considerada a primeira empresa de treinamento no Brasil, a partir de 1934 dirigiu suas atividades para a administração pública, implantando a Reorganização Administrativa do Governo do Estado (Rage), inicialmente em São Paulo, e depois nos estados do Paraná, Pernambuco e Goiás. Em 1941, foi responsável pela estruturação do Centro Ferroviário de Ensino e Seleção Profissional (Cfesp) e, em 1942, pela criação do Curso de Organização Racional do Trabalho e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
Institución archivística
Historia archivística
O conjunto foi parcialmente organizado por Maria Aparecida Rago e Maria Ap. Remédio com apoio FAEP em 1991.
Origen del ingreso o transferencia
Doação da direção do Instituto de Organização Racional do Trabalho (IDORT) em 1983.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Material pertinente para o estudo do processo de modernização e desenvolvimento industrial no Brasil. A documentação reúne correspondência, relatórios da instituição do período entre 1931 a 1961, relatórios e gráficos relativos às Rage dos estados de São Paulo, Goiás e Santa Catarina, relatórios de outros órgãos públicos onde foi implementado, além de empresas privadas e de associações. Também agrega textos utilizados em cursos ou oriundos de seminários de administração, comércio exterior, auditoria, finanças, formação, legislação, marketing, planejamento, organização, psicologia, vendas, recursos humanos, análise e relações públicas ministrados pela instituição durante os anos 1934 e 1974. O arquivo completa-se com livros que pertenciam à Biblioteca do IDORT.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arreglo
O conjunto documental foi organizado em 3 séries: 1) Reorganização Administrativa, 2) Cursos, Seminários e Simpósios e 3) Relatórios; além de dois dossiês intitulados Cosipa e Prêmio IDORT.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Documentos digitalizados ou microfilmados devem preferencialmente ser acessados através de suas cópias a fim de preservar os originais.
Instrumentos de descripción
Inventário impresso disponível na Sala de Pesquisa do AEL.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Acervo e Reserva Técnica
Existencia y localización de copias
IDORT MR/0001-MR/0054
Unidades de descripción relacionadas
Consulte também no AEL a "Revista IDORT", edição mensal publicada durante o período de 1932 a 1957, disponível na localização física R/1600.
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
01/10/2002 (criação)
03/2021 (revisão)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em março de 2021.