Arquivo LH - Leon Hirszman

Zona de identificação

Código de referência

BR SPAEL LH

Título

Leon Hirszman

Data(s)

  • 1938-1987 (Produção)

Nível de descrição

Arquivo

Dimensão e suporte

8736 documentos: 6106 documentos textuais, 4 livros, 1427 fotografias, 21 cartazes, 1 mapa, 1 catálogo, 1 fichário, 9 crachás, 10 carimbos, 26 fitas cassetes, 2 discos de vinil, 3 pontas de películas, 16 periódicos e 1064 artigos de periódicos.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1937-1987)

História biográfica

Leon Hirszman nasceu no Rio de Janeiro em 1937, filho de Chaim Jaime Hirszman e Sarah Rebecca, imigrantes judaico-poloneses. Engenheiro de formação, foi diretor e produtor cinematográfico e figura expressiva no grupo de cineastas que concebeu o Cinema Novo – movimento preocupado com a renovação temática e estética do cinema brasileiro, ocorrido a partir dos anos de 1960. Leon associou-se ao Partido Comunista Brasileiro e a um expressivo grupo de artistas e poetas: Caetano Veloso, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Gianfrancesco Guarnieri, Jards Macalé, Paulinho da Viola, entre outros. Sua filmografia foi permeada pelos documentários sobre a vida cotidiana brasileira. Iniciou sua carreira praticamente como diretor, tendo apenas uma produção (Juventude sem Amanhã, 1958) como assistente de direção. Seguiram-se então mais de duas dezenas de obras de ficção e documentários. Ficou conhecido do grande público em três importantes momentos de sua carreira: São Bernardo (1972), Eles não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979). Seus últimos trabalhos foram em parceria com a dra. Nise da Silveira, com quem realizou A Emoção do Lidar (1985) - incompleto - e Imagens do Inconsciente (1983-1987), a partir da produção artística de três internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

História do arquivo

A documentação chegou ao AEL por intermédio de Marco Aurélio Garcia, professor do Instituto e Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Liana Maria Lafaiete Aureliano, então professora do Instituto de Economia da Unicamp.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação dos familiares de Leon Hirszman em 1988.

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Composto por documentação textual, material iconográfico e sonoro cujo conteúdo expressa a produção fílmica do titular. Roteiros, argumentos, relatórios técnicos, contratos de equipe e elenco, cartazes, fotografias e demais documentos gerados e acumulados em consequência da realização, divulgação, exibição e repercussão das obras estão presentes, em maior ou menor quantidade, mostrando o processo de produção dos filmes e documentários.
Há ainda alguma documentação de cunho pessoal e referente às atividades políticas e administrativas, em especial as desenvolvidas junto à Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI, e Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Vida privada, 2) Direções, 3) Produtoras, 4) Participação em eventos, 5) Projetos e 6) Ações políticas, com seus respectivos subgrupos, séries e dossiês. O conjunto também agrega documentos anexos que não foram inseridos no quadro de arranjo, mas catalogados individualmente.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Zona de documentação associada

    Existência e localização de originais

    Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4

    Existência e localização de cópias

    Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

    Unidades de descrição relacionadas

    Consulte também no AEL o cartaz "Leon de Ouro o cinema de Leon Hirszman" (CPDS CT/00305). Veja ainda documentos relacionados ao titular nos acervos da Cinemateca Brasileira, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

    Descrições relacionadas

    Nota de publicação

    MONTEIRO, José Carlos et al. Leon Hirszman: ficção e confissão. Cinemais, Rio de Janeiro, n.1, p. 176-192, set-out 1996.

    Zona das notas

    Identificador(es) alternativo(s)

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso - Assuntos

    Pontos de acesso - Locais

    Pontos de acesso - Nomes

    Pontos de acesso de género

    Zona do controlo da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da instituição

    Regras ou convenções utilizadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

    Estatuto

    Nível de detalhe

    Datas de criação, revisão, eliminação

    07/07/2005

    Línguas e escritas

      Script(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, Marcelo F. Rocco e Roberta de Moura Botelho, técnicos da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de julho de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

        Área de ingresso