Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1938-1987 (Produção)
Nível de descrição
Fundo
Dimensão e suporte
8736 documentos: 6106 documentos textuais, 4 livros, 1427 fotografias, 21 cartazes, 1 mapa, 1 catálogo, 1 fichário, 9 crachás, 10 carimbos, 26 fitas cassetes, 2 discos de vinil, 3 pontas de películas, 16 periódicos e 1064 artigos de periódicos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Leon Hirszman nasceu no Rio de Janeiro em 1937, filho de Chaim Jaime Hirszman e Sarah Rebecca, imigrantes judaico-poloneses. Engenheiro de formação, foi diretor e produtor cinematográfico e figura expressiva no grupo de cineastas que concebeu o Cinema Novo movimento preocupado com a renovação temática e estética do cinema brasileiro, ocorrido a partir dos anos de 1960. Leon associou-se ao Partido Comunista Brasileiro e a um expressivo grupo de artistas e poetas: Caetano Veloso, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Gianfrancesco Guarnieri, Jards Macalé, Paulinho da Viola, entre outros. Sua filmografia foi permeada pelos documentários sobre a vida cotidiana brasileira. Iniciou sua carreira praticamente como diretor, tendo apenas uma produção (Juventude sem Amanhã, 1958) como assistente de direção. Seguiram-se então mais de duas dezenas de obras de ficção e documentários. Ficou conhecido do grande público em três importantes momentos de sua carreira: São Bernardo (1972), Eles não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979). Seus últimos trabalhos foram em parceria com a dra. Nise da Silveira, com quem realizou A Emoção do Lidar (1985) - incompleto - e Imagens do Inconsciente (1983-1987), a partir da produção artística de três internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Entidade custodiadora
História do arquivo
A documentação chegou ao AEL por intermédio de Marco Aurélio Garcia, professor do Instituto e Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Liana Maria Lafaiete Aureliano, então professora do Instituto de Economia da Unicamp.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação dos familiares de Leon Hirszman em 1988.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Composto por documentação textual, material iconográfico e sonoro cujo conteúdo expressa a produção fílmica do titular. Roteiros, argumentos, relatórios técnicos, contratos de equipe e elenco, cartazes, fotografias e demais documentos gerados e acumulados em consequência da realização, divulgação, exibição e repercussão das obras estão presentes, em maior ou menor quantidade, mostrando o processo de produção dos filmes e documentários.
Há ainda alguma documentação de cunho pessoal e referente às atividades políticas e administrativas, em especial as desenvolvidas junto à Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI, e Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arranjo
O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Vida privada, 2) Direções, 3) Produtoras, 4) Participação em eventos, 5) Projetos e 6) Ações políticas, com seus respectivos subgrupos, séries e dossiês. O conjunto também agrega documentos anexos que não foram inseridos no quadro de arranjo, mas catalogados individualmente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4
Existência e localização de cópias
Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
MONTEIRO, José Carlos et al. Leon Hirszman: ficção e confissão. Cinemais, Rio de Janeiro, n.1, p. 176-192, set-out 1996.
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
07/07/2005
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, Marcelo F. Rocco e Roberta de Moura Botelho, técnicos da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de julho de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.