Fundo LH - Leon Hirszman

Área de identificação

Código de referência

BR SPAEL LH

Título

Leon Hirszman

Data(s)

  • 1938-1987 (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

8736 documentos: 6106 documentos textuais, 4 livros, 1427 fotografias, 21 cartazes, 1 mapa, 1 catálogo, 1 fichário, 9 crachás, 10 carimbos, 26 fitas cassetes, 2 discos de vinil, 3 pontas de películas, 16 periódicos e 1064 artigos de periódicos.

Área de contextualização

Nome do produtor

(1937-1987)

Biografia

Leon Hirszman nasceu no Rio de Janeiro em 1937, filho de Chaim Jaime Hirszman e Sarah Rebecca, imigrantes judaico-poloneses. Engenheiro de formação, foi diretor e produtor cinematográfico e figura expressiva no grupo de cineastas que concebeu o Cinema Novo – movimento preocupado com a renovação temática e estética do cinema brasileiro, ocorrido a partir dos anos de 1960. Leon associou-se ao Partido Comunista Brasileiro e a um expressivo grupo de artistas e poetas: Caetano Veloso, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Gianfrancesco Guarnieri, Jards Macalé, Paulinho da Viola, entre outros. Sua filmografia foi permeada pelos documentários sobre a vida cotidiana brasileira. Iniciou sua carreira praticamente como diretor, tendo apenas uma produção (Juventude sem Amanhã, 1958) como assistente de direção. Seguiram-se então mais de duas dezenas de obras de ficção e documentários. Ficou conhecido do grande público em três importantes momentos de sua carreira: São Bernardo (1972), Eles não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979). Seus últimos trabalhos foram em parceria com a dra. Nise da Silveira, com quem realizou A Emoção do Lidar (1985) - incompleto - e Imagens do Inconsciente (1983-1987), a partir da produção artística de três internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

Entidade custodiadora

História do arquivo

A documentação chegou ao AEL por intermédio de Marco Aurélio Garcia, professor do Instituto e Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Liana Maria Lafaiete Aureliano, então professora do Instituto de Economia da Unicamp.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Doação dos familiares de Leon Hirszman em 1988.

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Composto por documentação textual, material iconográfico e sonoro cujo conteúdo expressa a produção fílmica do titular. Roteiros, argumentos, relatórios técnicos, contratos de equipe e elenco, cartazes, fotografias e demais documentos gerados e acumulados em consequência da realização, divulgação, exibição e repercussão das obras estão presentes, em maior ou menor quantidade, mostrando o processo de produção dos filmes e documentários.
Há ainda alguma documentação de cunho pessoal e referente às atividades políticas e administrativas, em especial as desenvolvidas junto à Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI, e Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC.

Avaliação, seleção e eliminação

Ingressos adicionais

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arranjo

O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Vida privada, 2) Direções, 3) Produtoras, 4) Participação em eventos, 5) Projetos e 6) Ações políticas, com seus respectivos subgrupos, séries e dossiês. O conjunto também agrega documentos anexos que não foram inseridos no quadro de arranjo, mas catalogados individualmente.

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Consulta livre.

Condiçoes de reprodução

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma do material

  • português do Brasil

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Área de materiais associados

Existência e localização de originais

Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4

Existência e localização de cópias

Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

Unidades de descrição relacionadas

Consulte também no AEL o cartaz "Leon de Ouro o cinema de Leon Hirszman" (CPDS CT/00305). Veja ainda documentos relacionados ao titular nos acervos da Cinemateca Brasileira, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

Descrições relacionadas

Nota de publicação

MONTEIRO, José Carlos et al. Leon Hirszman: ficção e confissão. Cinemais, Rio de Janeiro, n.1, p. 176-192, set-out 1996.

Área de notas

Identificador(es) alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso de assunto

Pontos de acesso local

Ponto de acesso nome

Pontos de acesso de gênero

Área de controle da descrição

Identificador da descrição

Identificador da entidade custodiadora

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

Estado atual

Nível de detalhamento

Datas de criação, revisão, eliminação

07/07/2005

Idioma(s)

Sistema(s) de escrita(s)

Fontes

Nota do arquivista

Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, Marcelo F. Rocco e Roberta de Moura Botelho, técnicos da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de julho de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Gêneros relacionados

Lugares relacionados