Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 1938-1987 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
8736 documentos: 6106 documentos textuais, 4 livros, 1427 fotografias, 21 cartazes, 1 mapa, 1 catálogo, 1 fichário, 9 crachás, 10 carimbos, 26 fitas cassetes, 2 discos de vinil, 3 pontas de películas, 16 periódicos e 1064 artigos de periódicos.
Zone du contexte
Nom du producteur
Notice biographique
Leon Hirszman nasceu no Rio de Janeiro em 1937, filho de Chaim Jaime Hirszman e Sarah Rebecca, imigrantes judaico-poloneses. Engenheiro de formação, foi diretor e produtor cinematográfico e figura expressiva no grupo de cineastas que concebeu o Cinema Novo movimento preocupado com a renovação temática e estética do cinema brasileiro, ocorrido a partir dos anos de 1960. Leon associou-se ao Partido Comunista Brasileiro e a um expressivo grupo de artistas e poetas: Caetano Veloso, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Gianfrancesco Guarnieri, Jards Macalé, Paulinho da Viola, entre outros. Sua filmografia foi permeada pelos documentários sobre a vida cotidiana brasileira. Iniciou sua carreira praticamente como diretor, tendo apenas uma produção (Juventude sem Amanhã, 1958) como assistente de direção. Seguiram-se então mais de duas dezenas de obras de ficção e documentários. Ficou conhecido do grande público em três importantes momentos de sua carreira: São Bernardo (1972), Eles não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979). Seus últimos trabalhos foram em parceria com a dra. Nise da Silveira, com quem realizou A Emoção do Lidar (1985) - incompleto - e Imagens do Inconsciente (1983-1987), a partir da produção artística de três internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.
Histoire archivistique
A documentação chegou ao AEL por intermédio de Marco Aurélio Garcia, professor do Instituto e Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Liana Maria Lafaiete Aureliano, então professora do Instituto de Economia da Unicamp.
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Doação dos familiares de Leon Hirszman em 1988.
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Composto por documentação textual, material iconográfico e sonoro cujo conteúdo expressa a produção fílmica do titular. Roteiros, argumentos, relatórios técnicos, contratos de equipe e elenco, cartazes, fotografias e demais documentos gerados e acumulados em consequência da realização, divulgação, exibição e repercussão das obras estão presentes, em maior ou menor quantidade, mostrando o processo de produção dos filmes e documentários.
Há ainda alguma documentação de cunho pessoal e referente às atividades políticas e administrativas, em especial as desenvolvidas junto à Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI, e Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Não são esperadas novas incorporações.
System of arrangement
O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Vida privada, 2) Direções, 3) Produtoras, 4) Participação em eventos, 5) Projetos e 6) Ações políticas, com seus respectivos subgrupos, séries e dossiês. O conjunto também agrega documentos anexos que não foram inseridos no quadro de arranjo, mas catalogados individualmente.
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Consulta livre.
Conditions governing reproduction
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Language of material
- portugais brésilien
Script of material
Language and script notes
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Finding aids
Zone des sources complémentaires
Existence and location of originals
Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4
Existence and location of copies
Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.
Related units of description
Consulte também no AEL o cartaz "Leon de Ouro o cinema de Leon Hirszman" (CPDS CT/00305). Veja ainda documentos relacionados ao titular nos acervos da Cinemateca Brasileira, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Publication note
MONTEIRO, José Carlos et al. Leon Hirszman: ficção e confissão. Cinemais, Rio de Janeiro, n.1, p. 176-192, set-out 1996.
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Rules and/or conventions used
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.
Statut
Niveau de détail
Dates of creation revision deletion
07/07/2005
Langue(s)
Écriture(s)
Sources
Archivist's note
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, Marcelo F. Rocco e Roberta de Moura Botelho, técnicos da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de julho de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.