Fondo LH - Leon Hirszman

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL LH

Título

Leon Hirszman

Fecha(s)

  • 1938-1987 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

8736 documentos: 6106 documentos textuais, 4 livros, 1427 fotografias, 21 cartazes, 1 mapa, 1 catálogo, 1 fichário, 9 crachás, 10 carimbos, 26 fitas cassetes, 2 discos de vinil, 3 pontas de películas, 16 periódicos e 1064 artigos de periódicos.

Área de contexto

Nombre del productor

(1937-1987)

Historia biográfica

Leon Hirszman nasceu no Rio de Janeiro em 1937, filho de Chaim Jaime Hirszman e Sarah Rebecca, imigrantes judaico-poloneses. Engenheiro de formação, foi diretor e produtor cinematográfico e figura expressiva no grupo de cineastas que concebeu o Cinema Novo – movimento preocupado com a renovação temática e estética do cinema brasileiro, ocorrido a partir dos anos de 1960. Leon associou-se ao Partido Comunista Brasileiro e a um expressivo grupo de artistas e poetas: Caetano Veloso, Edu Lobo, Ferreira Gullar, Gianfrancesco Guarnieri, Jards Macalé, Paulinho da Viola, entre outros. Sua filmografia foi permeada pelos documentários sobre a vida cotidiana brasileira. Iniciou sua carreira praticamente como diretor, tendo apenas uma produção (Juventude sem Amanhã, 1958) como assistente de direção. Seguiram-se então mais de duas dezenas de obras de ficção e documentários. Ficou conhecido do grande público em três importantes momentos de sua carreira: São Bernardo (1972), Eles não Usam Black-Tie (1981) e ABC da Greve (1979). Seus últimos trabalhos foram em parceria com a dra. Nise da Silveira, com quem realizou A Emoção do Lidar (1985) - incompleto - e Imagens do Inconsciente (1983-1987), a partir da produção artística de três internos do Centro Psiquiátrico Pedro II, em Engenho de Dentro, Rio de Janeiro.

Institución archivística

Historia archivística

A documentação chegou ao AEL por intermédio de Marco Aurélio Garcia, professor do Instituto e Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, e Liana Maria Lafaiete Aureliano, então professora do Instituto de Economia da Unicamp.

Origen del ingreso o transferencia

Doação dos familiares de Leon Hirszman em 1988.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Composto por documentação textual, material iconográfico e sonoro cujo conteúdo expressa a produção fílmica do titular. Roteiros, argumentos, relatórios técnicos, contratos de equipe e elenco, cartazes, fotografias e demais documentos gerados e acumulados em consequência da realização, divulgação, exibição e repercussão das obras estão presentes, em maior ou menor quantidade, mostrando o processo de produção dos filmes e documentários.
Há ainda alguma documentação de cunho pessoal e referente às atividades políticas e administrativas, em especial as desenvolvidas junto à Associação Brasileira dos Cineastas - ABRACI, e Cooperativa Brasileira de Cinema - CBC.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

O conjunto documental foi organizado em seis grupos: 1) Vida privada, 2) Direções, 3) Produtoras, 4) Participação em eventos, 5) Projetos e 6) Ações políticas, com seus respectivos subgrupos, séries e dossiês. O conjunto também agrega documentos anexos que não foram inseridos no quadro de arranjo, mas catalogados individualmente.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo: Sala 1 (Fotografias), Sala 4

    Existencia y localización de copias

    Cópias das fotografias estão disponíveis para consulta no repositório digital do AEL.

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL o cartaz "Leon de Ouro o cinema de Leon Hirszman" (CPDS CT/00305). Veja ainda documentos relacionados ao titular nos acervos da Cinemateca Brasileira, Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) e da Fundação Nacional de Artes (Funarte).

    Descripciones relacionadas

    Nota de publicación

    MONTEIRO, José Carlos et al. Leon Hirszman: ficção e confissão. Cinemais, Rio de Janeiro, n.1, p. 176-192, set-out 1996.

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): norma geral internacional de descrição arquivística. 2. ed. adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999 Rio de Janeiro, RJ: Arquivo Nacional, 2001. 110p.

    Estado de elaboración

    Nivel de detalle

    Fechas de creación revisión eliminación

    07/07/2005

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, Marcelo F. Rocco e Roberta de Moura Botelho, técnicos da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 7 de julho de 2005. Revisado por Tainá Guimarães Paschoal em 2021.

        Área de Ingreso