Identity area
Reference code
Title
Date(s)
- 1929-1962 (Creation)
Level of description
Extent and medium
3,5 metros lineares de documentação textual, 2 cartazes, 1.320 fotografias, 1.149 negativos fotográficos, 621 partituras, 3.870 recortes de jornais e 12 publicações.
Context area
Name of creator
Biographical history
Zilco Ribeiro nasceu em Porto Alegre, onde viveu até os 18 anos. Aos 21 anos ingressou na Força Aérea Brasileira, onde conquistou a patente de Capitão Aviador e atuou como instrutor de voo até 1949. Iniciou sua carreira de produtor teatral com a Cia. Organizadora Teatral Cinematográfica Ltda., no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Seu primeiro espetáculo foi “Quero Ver-Te de Perto” (1949), com Dercy Gonçalves, Oscarito, Renata Fronzi e o coreógrafo e dançarino Norbert. Terminada a temporada no Teatro Carlos Gomes, transferiu-se para Copacabana, onde passou a residir e ocupar o Teatro Follies, a partir de 1951. Logo tornou-se produtor independente e seguiram-se inúmeros espetáculos. Seus roteiros evidenciavam um grandioso elenco de vedetes cuja produção cuidava pessoalmente, com requinte nos figurinos e adereços. Foi considerado criador de um novo estilo no teatro musicado em forma de revista, aliando ao show de vedetes esquetes inspiradas nas novidades políticas da capital federal com um certo “humor elegante”. Em 1956, trabalhou em São Paulo, no Teatro Natal, na Avenida São João. Após excursionar pelo Brasil, montou em 1960 “O Samba Nasce no Coração”, espetáculo de sua criação, que reuniu a velha guarda do samba: Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Ataulfo Alves, Ismael Silva, entre outros. Encerrou sua carreira em 1962 e viveu em Parati, Rio de Janeiro, até o seu falecimento.
Repository
Archival history
A documentação foi recolhida em 1990 pela professora Neyde Veneziano, a época docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, quando recebeu uma ordenação inicial, realizada por alunos da professora. No ano seguinte, a documentação foi transferida para o AEL. Em janeiro de 1993, Zilco Ribeiro recebeu a visita de técnicos do AEL em Parati, onde morava, quando fez a identificação da coleção fotográfica, quatro meses antes do seu falecimento. O conjunto foi parcialmente organizado com apoio Faep/Unicamp, em 1993.
Immediate source of acquisition or transfer
Doação de Neyde de Castro Veneziano Monteiro em 1991.
Content and structure area
Scope and content
A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.
Appraisal, destruction and scheduling
Accruals
Não são esperadas novas incorporações.
System of arrangement
Documentação não organizada. Cartazes, fotografias, partituras e periódicos foram catalogados individualmente.
Conditions of access and use area
Conditions governing access
Consulta livre.
Conditions governing reproduction
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Language of material
- Brazilian Portuguese
Script of material
Language and script notes
Physical characteristics and technical requirements
Finding aids
Listagem das partituras.
Allied materials area
Existence and location of originals
Acervo: Salas 1 e 4
Existence and location of copies
Related units of description
Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: João Apolinário, Teatro Oficina e Vanda Lacerda.
Publication note
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. 2. ed. São Paulo, SP: SESI (São Paulo), 2013. 288,73, [351] p., il.
Publication note
VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar!: identidade do teatro de revista brasileiro. 1993. 275f Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.
Publication note
BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO. Depoimentos III: Aracy Côrtes, Carlos Machado, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Mara Rúbia, Walter Pinto, Zilco Ribeiro. Rio de Janeiro, 1977: [s.n.]. 200 p., il.
Notes area
Alternative identifier(s)
Access points
Subject access points
Place access points
Name access points
Genre access points
Description control area
Description identifier
Institution identifier
Rules and/or conventions used
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Status
Level of detail
Dates of creation revision deletion
01/10/2002 (criação)
08/2021 (revisão)
Language(s)
Script(s)
Sources
Archivist's note
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.