Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 1929-1962 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
3,5 metros lineares de documentação textual, 2 cartazes, 1.320 fotografias, 1.149 negativos fotográficos, 621 partituras, 3.870 recortes de jornais e 12 publicações.
Área de contexto
Nombre del productor
Historia biográfica
Zilco Ribeiro nasceu em Porto Alegre, onde viveu até os 18 anos. Aos 21 anos ingressou na Força Aérea Brasileira, onde conquistou a patente de Capitão Aviador e atuou como instrutor de voo até 1949. Iniciou sua carreira de produtor teatral com a Cia. Organizadora Teatral Cinematográfica Ltda., no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Seu primeiro espetáculo foi “Quero Ver-Te de Perto” (1949), com Dercy Gonçalves, Oscarito, Renata Fronzi e o coreógrafo e dançarino Norbert. Terminada a temporada no Teatro Carlos Gomes, transferiu-se para Copacabana, onde passou a residir e ocupar o Teatro Follies, a partir de 1951. Logo tornou-se produtor independente e seguiram-se inúmeros espetáculos. Seus roteiros evidenciavam um grandioso elenco de vedetes cuja produção cuidava pessoalmente, com requinte nos figurinos e adereços. Foi considerado criador de um novo estilo no teatro musicado em forma de revista, aliando ao show de vedetes esquetes inspiradas nas novidades políticas da capital federal com um certo “humor elegante”. Em 1956, trabalhou em São Paulo, no Teatro Natal, na Avenida São João. Após excursionar pelo Brasil, montou em 1960 “O Samba Nasce no Coração”, espetáculo de sua criação, que reuniu a velha guarda do samba: Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Ataulfo Alves, Ismael Silva, entre outros. Encerrou sua carreira em 1962 e viveu em Parati, Rio de Janeiro, até o seu falecimento.
Institución archivística
Historia archivística
A documentação foi recolhida em 1990 pela professora Neyde Veneziano, a época docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, quando recebeu uma ordenação inicial, realizada por alunos da professora. No ano seguinte, a documentação foi transferida para o AEL. Em janeiro de 1993, Zilco Ribeiro recebeu a visita de técnicos do AEL em Parati, onde morava, quando fez a identificação da coleção fotográfica, quatro meses antes do seu falecimento. O conjunto foi parcialmente organizado com apoio Faep/Unicamp, em 1993.
Origen del ingreso o transferencia
Doação de Neyde de Castro Veneziano Monteiro em 1991.
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Não são esperadas novas incorporações.
Sistema de arreglo
Documentação não organizada. Cartazes, fotografias, partituras e periódicos foram catalogados individualmente.
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Consulta livre.
Condiciones
É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.
Idioma del material
- portugués de Brasil
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Listagem das partituras.
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Acervo: Salas 1 e 4
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: João Apolinário, Teatro Oficina e Vanda Lacerda.
Nota de publicación
VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. 2. ed. São Paulo, SP: SESI (São Paulo), 2013. 288,73, [351] p., il.
Nota de publicación
VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar!: identidade do teatro de revista brasileiro. 1993. 275f Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.
Nota de publicación
BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO. Depoimentos III: Aracy Côrtes, Carlos Machado, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Mara Rúbia, Walter Pinto, Zilco Ribeiro. Rio de Janeiro, 1977: [s.n.]. 200 p., il.
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
01/10/2002 (criação)
08/2021 (revisão)
Idioma(s)
Escritura(s)
Fuentes
Nota del archivista
Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.