Fondo ZR - Zilco Ribeiro

Área de identidad

Código de referencia

BR SPAEL ZR

Título

Zilco Ribeiro

Fecha(s)

  • 1929-1962 (Creación)

Nivel de descripción

Fondo

Volumen y soporte

3,5 metros lineares de documentação textual, 2 cartazes, 1.320 fotografias, 1.149 negativos fotográficos, 621 partituras, 3.870 recortes de jornais e 12 publicações.

Área de contexto

Nombre del productor

(1921-1993)

Historia biográfica

Zilco Ribeiro nasceu em Porto Alegre, onde viveu até os 18 anos. Aos 21 anos ingressou na Força Aérea Brasileira, onde conquistou a patente de Capitão Aviador e atuou como instrutor de voo até 1949. Iniciou sua carreira de produtor teatral com a Cia. Organizadora Teatral Cinematográfica Ltda., no Teatro Carlos Gomes, no Rio de Janeiro. Seu primeiro espetáculo foi “Quero Ver-Te de Perto” (1949), com Dercy Gonçalves, Oscarito, Renata Fronzi e o coreógrafo e dançarino Norbert. Terminada a temporada no Teatro Carlos Gomes, transferiu-se para Copacabana, onde passou a residir e ocupar o Teatro Follies, a partir de 1951. Logo tornou-se produtor independente e seguiram-se inúmeros espetáculos. Seus roteiros evidenciavam um grandioso elenco de vedetes cuja produção cuidava pessoalmente, com requinte nos figurinos e adereços. Foi considerado criador de um novo estilo no teatro musicado em forma de revista, aliando ao show de vedetes esquetes inspiradas nas novidades políticas da capital federal com um certo “humor elegante”. Em 1956, trabalhou em São Paulo, no Teatro Natal, na Avenida São João. Após excursionar pelo Brasil, montou em 1960 “O Samba Nasce no Coração”, espetáculo de sua criação, que reuniu a velha guarda do samba: Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Ataulfo Alves, Ismael Silva, entre outros. Encerrou sua carreira em 1962 e viveu em Parati, Rio de Janeiro, até o seu falecimento.

Institución archivística

Historia archivística

A documentação foi recolhida em 1990 pela professora Neyde Veneziano, a época docente do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Unicamp, quando recebeu uma ordenação inicial, realizada por alunos da professora. No ano seguinte, a documentação foi transferida para o AEL. Em janeiro de 1993, Zilco Ribeiro recebeu a visita de técnicos do AEL em Parati, onde morava, quando fez a identificação da coleção fotográfica, quatro meses antes do seu falecimento. O conjunto foi parcialmente organizado com apoio Faep/Unicamp, em 1993.

Origen del ingreso o transferencia

Doação de Neyde de Castro Veneziano Monteiro em 1991.

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

A documentação registra a trajetória de Zilco Ribeiro no teatro de revista no Rio de Janeiro e, no final de sua carreira, em São Paulo. Reúne valiosos registros fotográficos nos quais pode-se observar a cenografia, figurinos e a marcação de todo o elenco. O registro musical também é acessível através da coleção de partituras, na sua maioria manuscritas, com notações para instrumentos e vozes. Os textos das esquetes também foram preservados, além de alguns catálogos impressos dos espetáculos, títulos de revistas e coleção de recortes de jornais que versam sobre os espetáculos montados e entrevistas concedidas.

Valorización, destrucción y programación

Acumulaciones

Não são esperadas novas incorporações.

Sistema de arreglo

Documentação não organizada. Cartazes, fotografias, partituras e periódicos foram catalogados individualmente.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Consulta livre.

Condiciones

É permitida a reprodução (cópia parcial ou integral) dos documentos do acervo do AEL mediante a assinatura do termo de responsabilidade. No caso de uso de direitos autorais e de imagem consulte a LDA - n. 9.610/98 e outras legislações pertinentes.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Instrumentos de descripción

    Listagem das partituras.

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Acervo: Salas 1 e 4

    Existencia y localización de copias

    Unidades de descripción relacionadas

    Consulte também no AEL outros conjuntos documentais relacionados ao teatro brasileiro: João Apolinário, Teatro Oficina e Vanda Lacerda.

    Descripciones relacionadas

    Nota de publicación

    VENEZIANO, Neyde. O teatro de revista no Brasil: dramaturgia e convenções. 2. ed. São Paulo, SP: SESI (São Paulo), 2013. 288,73, [351] p., il.

    Nota de publicación

    VENEZIANO, Neyde. Não adianta chorar!: identidade do teatro de revista brasileiro. 1993. 275f Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.

    Nota de publicación

    BRASIL. SERVIÇO NACIONAL DE TEATRO. Depoimentos III: Aracy Côrtes, Carlos Machado, Dercy Gonçalves, Grande Otelo, Mara Rúbia, Walter Pinto, Zilco Ribeiro. Rio de Janeiro, 1977: [s.n.]. 200 p., il.

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por materia

    Puntos de acceso por lugar

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS (CIA). ISAD (G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Estado de elaboración

    Final

    Nivel de detalle

    Completo

    Fechas de creación revisión eliminación

    01/10/2002 (criação)
    08/2021 (revisão)

    Idioma(s)

      Escritura(s)

        Fuentes

        Nota del archivista

        Descrição elaborada por Vânia R. P. de Miranda, técnica da Seção de Processamento Técnico do AEL, em 1 de outubro de 2002. Revisado por Lívia Cristina Corrêa em agosto de 2021.

        Área de Ingreso