Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1878 - 1988 (Predominantemente 1975 - 1988) (Produção)
Nível de descrição
Coleção
Dimensão e suporte
Textuais: 112 manuscritos/datiloscritos e 46 impressos; Sonoro: 12 fitas cassetes
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Entidade custodiadora
História do arquivo
Um conhecimento aprofundado, das línguas indígenas pode nos levar a compreender melhor o real do nosso português-brasileiro. Por outro lado, e não com menor importância, a abertura de convivência com línguas menos conhecidas em seus aspectos discursivos pode nos fazer apreciar funcionamentos discursivos que permanecem obscuros no quadro teórico da Análise de Discurso. Finalmente, a partir de um conhecimento mais real sobre as línguas, podemos, talvez, no aprofundamento de nossas diferenças, aprender uma convivência menos injusta com essa cultura, que é nossa história. Procurando desconstruir filosofias espontâneas que sustentam descrições lingüísticas, e que por sua vez se sustentam em posições que negam a possibilidade de se pensar o índio como sujeito, as análises discursivas que se propõem a pensar o sujeito índio, desembocam necessariamente em reflexões sobre a ideologia. Desse modo, podemos lembrar o princípio da Análise do Discurso que diz que 'não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia'. Isto porque o efeito ideológico elementar é o que produz o sujeito. Assim, nossa postura é a de que, pela Análise de Discurso, se pode também desconstruir a 'evidência', construída por certas teorias antropológicas e lingüísticas, de que o índio não tem ideologia. Em nossa perspectiva, se (se constitui como um sujeito que) tem linguagem, tem ideologia. De um lado, podemos pensar a forma-sujeito índio constituída por determinações históricas na sua relação com o simbólico, já que a relação com a língua é necessariamente atravessada pelo imaginário (logo, pela ideologia). E, como o discurso é o lugar de contato entre linguagem e ideologia, é nele que se pode apreciar a constituição do efeito-sujeito.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação da Profa. Dra. Eni Pulcinelli Orlandi em 26 de outubro de 1990.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Textos em língua portuguesa e na língua indígena que contém discurso sobre e de índios, geralmente explicitando os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas (língua, terra, adaptação ao mundo civilizado), entrevistas com estes índios, palestras, conferências e depoimentos em áudio sobre a situação do povo índigena, feitos por autoridades, defensores do povo indígena, pesquisadores e pelos próprios índios. Inclui ainda registros em áudio de músicas e cantos em diversas línguas indígenas e registros provenientes de encontros nacionais de povos indígenas.
Avaliação, seleção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de arranjo
A documentação está classificada em três partes: publicações em ordem alfabética, documentação e documentação em áudio.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Consulta livre.
Condiçoes de reprodução
Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.
Idioma do material
- espanhol
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
● Língua Pataxó Hãhãhãi
● Yãnomamè
● Língua Tapinaré
Características físicas e requisitos técnicos
Uso de gravadores para a audição das fitas de áudio.
Instrumentos de descrição
INVENTÁRIO Análise do Discurso indígena. Org. Vania Regina Personeni. Campinas: CEDAE/IEL, 1992. 24p.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Nota de publicação
DISCURSO indígena: a materialidade da língua e o movimento da identidade. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1991. 138p. (Coleção Momento)
Área de notas
Nota
Localização Física: Ar7, C13
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Estado atual
Nível de detalhamento
Completo
Datas de criação, revisão, eliminação
18/07/2006
Idioma(s)
Sistema(s) de escrita(s)
Fontes
Nota do arquivista
Descrição na ISAD(G) elaborada por Ligia Belem. Fontes pesquisadas: Orlandi, Eni Puccinelli. Discurso indígena: a materialidade da língua e o movimento da identidade. Campinas, SP: Unicamp,1991.