Grupo V - V - Ator, diretor, produtor, argumentista e roteirista de cinema

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Reference code

BR SPCEDAE APA-V

Title

V - Ator, diretor, produtor, argumentista e roteirista de cinema

Date(s)

  • 1950 - 1972 (Creation)

Level of description

Grupo

Extent and medium

textuais: 305 manuscritos/datiloscritos, 201 impressos, 1 álbum (145 recortes de jornais), 1 álbum (97 recortes de jornais) e 1 álbum(6 recortes de jornais); iconográficos: 237 fotografias, 20 cartazes, 1 álbum(29 fotografias) e 1 álbum(39 fotografias).

Context area

Name of creator

(26-02-1906 / 11-05-1977)

Biographical history

Abílio Pereira de Almeida nasceu em 26 de fevereiro de 1906, na cidade de São Paulo, filho de Olegário Pereira de Almeida e de Maria de C. Pereira de Almeida. Realizou seus primeiros estudos na cidade natal - Colégio Stafford, Escola Modelo Caetano de Campos e Colégio São Luiz - e, em 1925, ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Interrompe o curso dois anos depois devido ao seu alistamento voluntário no 2º Batalhão do 5º Regimento de Infantaria. Em 1928, ingressou na Escola de Aviação Militar, diplomando-se como sargento aviador da aeronáutica um ano depois. Retomou, então, seus estudos e se diplomou em direito em 1932. Casou-se em 25 de janeiro de 1933, com Lúcia Gama Wright, com quem teve dois filhos. Dois anos depois de formado, tornou-se catedrático de Prática Jurídico-Administrativa da Escola de Comércio Álvares Penteado e publica 'Práticas Jurídico Comercial', livro que escreveu junto com José de Queiroz Mattoso. Fundou, no ano seguinte, com dois outros professores, a 'Revista Judiciária de São Paulo', periódico editado até fevereiro de 1939. Assumiu o cargo de juiz do Tribunal de Impostos e Taxas entre 1938 e 1939. No início da década seguinte, ingressou no Grupo de Teatro Experimental de São Paulo (GTE), fundado por Alfredo Mesquita em 1943. Em 1946, escreveu sua primeira peça, 'Pif-Paf', que foi levada a público, pelo GTE, no Teatro Municipal de São Paulo, sob sua direção e também com uma participação sua como ator. Dois anos depois, tomou parte na fundação do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), que foi inaugurado com a apresentação de sua segunda peça: 'A Mulher do Próximo'. Abílio a dirigiu e também atuou. Essa peça também foi apresentada na inauguração, em 1949, do Teatro Copacabana no Rio de Janeiro. Além de dramaturgo, foi também diretor artístico do TBC (1957), onde permaneceu por cerca de dez anos como primeiro secretário. Diversas outras peças de sua autoria foram montadas no TBC: 'Paiol Velho' (1950), 'Santa Marta Fabril S.A.' (1955), 'Rua São Luís 27, 8º' (1957) e 'A dama de copas' (1958). Fora do TBC, Abílio montou, entre outras, as seguintes peças: 'Moral em Concordata' (1956), 'O Comício' (1957) e 'Dona Violante Miranda' (1958). Participou da criação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz (1949), onde desenvolveu trabalhos como ator, diretor e produtor. Como ator, participou, em 1950, da primeira produção da Vera Cruz, 'Caiçara', filme dirigido por Adolfo Celi. No ano seguinte, foi encarregado da adaptação de sua peça 'Paiol Velho' para o cinema, o que se transformaria no próximo filme da companhia, 'Terra é Sempre Terra', sob a direção de Tom Payne. Em 1952, dirigiu e atuou no filme 'Ângela' e redigiu o roteiro da comédia 'Sai da Frente', primeiro filme do comediante Mazzaropi no cinema. Nos dois próximos anos, ainda com Mazzaropi, dirigiu 'Nadando em Dinheiro' (1953) e 'Candinho' (1954). Estruturou, em 1955, a Cinematográfica Brasil Filme Ltda., empresa na qual foi diretor durante quatro anos. A Brasil Filme realizou oito filmes, entre os quais 'Ravina', de Rubem Biáfora, 'Rebelião em Vila Rica', dos irmãos Santos Pereira, e 'Estranho Encontro', de Walter Hugo Khouri. No mesmo ano Abílio foi eleito presidente da Associação Profissional da Indústria Cinematográfica de São Paulo (APICESP). Com o intuito de ajudar na coprodução franco-brasileira 'Copacabana Palace' (1962), fundou o Consórcio Paulista. Foi também membro da Comissão Estadual de Cinema e empresário no ramo do teatro, do cinema, da indústria e do setor imobiliário, além de produtor rural. Foi também roteirista e argumentista de televisão, escrevendo vários programas como, por exemplo, 'Ritinha Salário Mínimo'. No início dos anos 70, foi colunista nos jornais 'Última Hora' e 'Aqui São Paulo'. Escreveu o livro 'Contos Maiores e Menores à Moda Paulista', ainda inédito. Faleceu em 11 de maio de 1977, no município de São Paulo.

Archival history

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Content and structure area

Scope and content

grupo composto por documentos que retratam uma parte significativa da trajetória do titular no cinema nacional. São correspondências, artigos de jornais, argumentos e roteiros cinematográficos, materiais de pesquisa e de divulgação e fotografias dos filmes que Abílio Pereira de Almeida participou como autor, diretor, produtor ou roteirista. Além de roteiros e argumentos cinematográficos inéditos.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

o grupo está dividido em 39 séries, com subséries e um subgrupo.

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Conditions governing access

consulta livre.

Conditions governing reproduction

consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Language of material

  • Brazilian Portuguese

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    Language and script notes

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    Existence and location of originals

    Localização de originais: null; Localização Física: P 1 - 35, P2 gf, cx 5, cx 7, cx 8, \CAPABLANCA\cedae\acervo\Abilio_Pereira_de_Almeida\Fotos-APA\Pastas 1-4 e 7-19.

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    Related units of description

    APA VII 1, Coleção Documentos Avulsos.

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    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de  Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.

    Status

    Level of detail

    Full

    Dates of creation revision deletion

    15/03/2010

    Language(s)

      Script(s)

        Sources

        Archivist's note

        descrição elaborada por Patrícia Saad, revisada por Patrick Garcez e digitada por Mariana Freitas.

        Accession area