Collection OL - Oficina do Livro 'Rubens Borba de Moraes'

Zone d'identification

Cote

BR SPCEDAE OL

Titre

Oficina do Livro 'Rubens Borba de Moraes'

Date(s)

  • 1902 - 2008 (Production)

Niveau de description

Collection

Étendue matérielle et support

12 metros lineares (aproximadamente)

Zone du contexte

Nom du producteur

Notice biographique

A Oficina do Livro Rubens Borba de Moraes foi fundada em 1999 como uma entidade sem fins lucrativos que se propõe trabalhar em prol da recuperação e conservação da memória cultural brasileira, com ênfase na palavra escrita, reunindo associados que partilhem dos mesmos interesses, promovendo atividades e realizando publicações. Instalada na que fora a casa e ateliê do artista plástico Samson Flexor(1907 - 1971) cujo projeto é do arquiteto Rino Levi, sua ocupação se configura numa iniciativa de recuperação histórica. Tem como atividades formar e manter biblioteca, cujo acervo se compunha majoritariamente de obras obtidas em sebos e com alguma característica de representatividade cultural e/ou editorial; estabelecer parceria com Ateliê de encadernação e restauro para recuperação, tratamento e manutenção do acervo; realização de palestras e oficinas que promovam o respeito pela palavra impressa e ensine com recupera-los e conserva-lo; trabalhar no sentido de angariar livros que ampliem seu acervo ou que sejam encaminhados a bibliotecas carentes ou até mesmo que venham a formar bibliotecas em escolas, municípios, bairros, etc. Também tem como objetivo, produzir e publicar a Revista Bibliográfica e Cultural que divulgue o acervo da Oficina do Livro, e o Nanico, boletim que, a par de registrar a produção literária presente que chegue à OFICINA, divulgue suas atividades. A OFICINA pretende também, estabelecer relacionamentos com centros de estudos e pessoas qualificadas para, entre outras atividades, explorar e divulgar autores, textos e documentos da biblioteca, além de traduzir e publicar trabalhos da biblioteca em língua estrangeira que mereçam ser reavivados. Os principais patrocinadores da Oficina do Livro foram José Mindlin (co-fundador), Fundação Filantrópica Safra, Companhia Brasileira de Alumínio (Antônio Ermírio de Moraes), Siemens e Imprensa Oficial do Estado. Em 2006, por falta de recursos financeiros, a Oficina do Livro entregou o imóvel que ocupava na Vila Mariana e ficou sem espaço físico para suas atividades, porém suas atividades como editora continuam até hoje.

Histoire archivistique

Em 2006, com a falta de apoio financeiro e a perda de seu espaço físico, a Oficina do Livro na figura de seu fundador, Cláudio Giordano, doa seu acervo à Universidade Estadual de Campinas e à Universidade Estadual de São Paulo (USP). A Biblioteca Central 'Cesar Lattes' recebeu quase a totalidade de seu acervo bibliográfico formado por aproximadamente 40 mil volumes. Cerca de 3.000 livros didáticos foram doados à Faculdade de Educação da USP e a correspondência passiva de Plínio Barreto, com mais de 1.300 manuscritos foi doada ao Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) na USP. Em 2008, através da intermediação da professora Maria Eugênia da Gama Alves Boaventura Dias, o CEDAE recebeu o restante da documentação da Oficina do Livro que encontrava-se no sítio do fundador em Embu, Grande São Paulo.

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Doação de Claudio Giordano em abril de 2008.

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

A coleção é formada por documentação variada, a maioria voltada para a cultura brasileira. Encontramos documentação pessoal de várias pessoas físicas e famílias, destacando-se, entre outros: Ruy Affonso, Manuel Bandeira, Francisco Escobar, Francisco Solano, Samson Flexor e Edgard de Cerqueira Falcão e Antônio Alcântara Machado. Entre as tipologias documentais, encontramos correspondência, fotografias, cartões postais, publicações, recortes de jornais e gravuras. Inclui ainda, documentação referente à editora Oficina do Livro e à Claudio Giordano, como agendas, contratos, correspondência, fotografias e publicações. Também compõem o acervo, livros e periódicos nacionais e estrangeiros.

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

Não organizado.

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Consulta livre.

Conditions governing reproduction

Consulte as normas gerais de reprodução de documentos do CEDAE.

Language of material

  • espagnol
  • français
  • anglais
  • italien
  • portugais brésilien

Script of material

    Language and script notes

    Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

    Finding aids

    Listagem da coleção.

    Zone des sources complémentaires

    Existence and location of originals

    Existence and location of copies

    Related units of description

    Coleção Oficina do Livro 'Rubens Borba de Moraes', Coleções Especiais, Biblioteca Central Cesar Lattes - Unicamp; Universidade Estadual de São Paulo, Faculdade de Educação e Instituto de Estudos Brasileiros.

    Descriptions associées

    Zone des notes

    Note

    Localização Física: Ar20; Ar27C-D; Ar30C

    Identifiant(s) alternatif(s)

    Mots-clés

    Mots-clés - Sujets

    Mots-clés - Lieux

    Mots-clés - Noms

    Mots-clés - Genre

    Zone du contrôle de la description

    Identifiant de la description

    Identifiant du service d'archives

    Rules and/or conventions used

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de  Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

    Statut

    Niveau de détail

    Complet

    Dates of creation revision deletion

    13/02/2014

    Langue(s)

      Écriture(s)

        Sources

        Accession area