Fundo DAC - Diretoria Acadêmica (DAC)

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ DAC

Título

Diretoria Acadêmica (DAC)

Data(s)

  • 1963- (Produção)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

453 caixas de documentos textuais; 314 itens iconográficos; 03 itens audiovisuais;

Área de contextualização

Nome do produtor

(1963-)

História administrativa

A Diretoria Acadêmica (DAC) teve origem com a Seção de Alunos em 1963, que funcionava nas dependências da Maternidade de Campinas, por ocasião da instalação do curso de Medicina. Dez anos depois, por meio da Portaria GR-074/1973, o órgão passou a se chamar Serviço de Registro e Controle Acadêmico (SERCA), com a responsabilidade de todas as atividades de registro escolares da Unicamp, ligado à Secretaria Geral (SG). Oficialmente passou a ser DAC em 1975, a partir da Portaria GR-205/1975, que estabeleceu competências e fixou a estrutura do órgão. Por alguns anos esteve vinculada à Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), depois à Pró-reitoria de Graduação (PRG) e, em outubro de 2013, voltou à CGU. A DAC é o órgão executivo e informativo da Unicamp, incumbido do registro e controle do corpo discente dos cursos de graduação, pós-graduação, especialização e extensão. Tem como missão planejar, administrar e apoiar atividades acadêmicas em seus diversos níveis de ensino, bem como subsidiar decisões institucionais, com plena observância dos preceitos legais.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O fundo é constituído por atos e processos administrativos, vida acadêmica de alunos de graduação e de pós-graduação (boletins e ofícios de alterações de notas e freqüência), processos de vida escolar dos alunos de graduação e pós-graduação), dossiês de formaturas conjuntas (planejamento, comissão de formatura, convites, colação de grau coletiva, cerimonial, fotografias e filmagens).

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

Livre

Condiçoes de reprodução

Uso e reprodução dos documentos selecionados permitido, observando-se o regulamento do Arquivo Central/SIARQ e mediante autorização expressa.

Idioma do material

  • português

Script do material

    Notas ao idioma e script

    Características físicas e requisitos técnicos

    Instrumentos de descrição

    Inventários Manuscritos e Sistema Informatizado e Gestão Arquivística de Documentos

    Área de materiais associados

    Existência e localização de originais

    Existência e localização de cópias

    Unidades de descrição relacionadas

    Serviço de Registro e Controle Acadêmico (SERCA)

    Descrições relacionadas

    Área de notas

    Identificador(es) alternativos

    Pontos de acesso

    Pontos de acesso de assunto

    Pontos de acesso local

    Ponto de acesso nome

    Pontos de acesso de gênero

    Área de controle da descrição

    Identificador da descrição

    Identificador da entidade custodiadora

    Regras ou convenções utilizadas

    Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição,Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2001.RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2: Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition: descrição e pontos de acesso. Brasília: CDIT, 1995.

    Estado atual

    Nível de detalhamento

    Parcial

    Datas de criação, revisão, eliminação

    20/09/2002

    Idioma(s)

      Sistema(s) de escrita(s)

        Fontes

        Nota do arquivista

        Os documentos foram processados sob a cordenação de Márcia Aparecida Marques Silveira.

        Área de ingresso