Fundo DEDIC - Diretoria de Educação Infantil e Complementar

Área de identificação

Código de referência

BR SPSIARQ DEDIC

Título

Diretoria de Educação Infantil e Complementar

Data(s)

Nível de descrição

Fundo

Dimensão e suporte

07 caixas de documentos textuais; 23 itens iconográficos

Área de contextualização

Nome do produtor

(1983-)

História administrativa

A DEdIC, enquanto divisão responsável pela primeira etapa da educação Básica (creches e pré-escola) e pela educação complementar oferecida em contraturno escolar, na modalidade não formal, tem por objetivo oportunizar vivências e experiências socioeducativas e culturais diversificadas para crianças que integram a comunidade universitária. O nome oficial de criação foi Centro de Convivência Infantil (CCI) e, algum tempo depois, CECI, conforme a Portaria GR-268/1983, publicada pouco mais de um ano após a inauguração do espaço, ainda alugado temporariamente. Inicialmente, cerca de 30 crianças foram beneficiadas. Filhos de funcionários permaneciam no local durante toda a jornada de trabalho dos pais. A conquista foi fruto de reivindicação dos funcionários da Universidade desde 1975, quando a então Comissão de Assistência Social encaminhou à Reitoria a primeira proposta de criação de uma creche. A fundação do Centro também aconteceu em conformidade com a Emenda Constitucional nº 31, que estabelecia que repartições públicas deveriam dar assistência aos filhos de funcionários durante o horário de expediente.O órgão foi inicialmente vinculado à Coordenadoria Geral das Faculdades (CGF). Em 1998, conforme Portaria GR-198/1998, passou a ser subordinado à Pró-reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), respondendo ao coordenador da Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH). Ao longo dos anos, o Centro passou por diversos períodos de expansão de atendimentos, projetos pedagógicos, ampliação de espaços físicos e reestruturação administrativa.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Área de conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Contém processos administrativos, livro de matrícula e dossiês de inscrição de crianças, fotografias do cotidiano.

Avaliação, seleção e eliminação

Incorporações

Sistema de arranjo

Área de condições de acesso e uso

Condições de acesso

livre

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

    Script do material

      Notas ao idioma e script

      Características físicas e requisitos técnicos

      Instrumentos de descrição

      Área de materiais associados

      Existência e localização de originais

      Existência e localização de cópias

      Unidades de descrição relacionadas

      Descrições relacionadas

      Área de notas

      Identificador(es) alternativos

      Pontos de acesso

      Pontos de acesso de assunto

      Pontos de acesso local

      Ponto de acesso nome

      Pontos de acesso de gênero

      Área de controle da descrição

      Identificador da descrição

      Identificador da entidade custodiadora

      Regras ou convenções utilizadas

      Estado atual

      Nível de detalhamento

      Datas de criação, revisão, eliminação

      Idioma(s)

        Sistema(s) de escrita(s)

          Fontes

          Área de ingresso